Por volta das 17 horas desta segunda-feira, 22, União da Vitória registrou alguns segundos de chuva congelada. O fenômeno também foi registrado em algumas cidades como Bituruna e General Carneiro. Pato Branco, na região sudoeste, também confirmou a chuva por volta das 6 horas desta segunda. Onde realmente nevou foi em Palmas. Por volta das 14 horas a população pode observar e acompanhar por cinco minutos o fenômeno, que até se acumulou no chão.
Duran todo o dia as temperaturas foram baixas na região. Segundo o Simepar, a média ficou em torno de 5ºC desde as primeiras horas da manhã em União da Vitória.
Chuva Congelada
Chuva congelada não é neve. Ela acontece quando a chuva se congela em algum momento na viagem da nuvem até a superfície.
Assista o vídeo de Marcos Romualdo dos Santos
https://www.vvale.com.br/wp-content/uploads/2013/07/vvale_img_2194.movNeve
Já a neve é uma precipitação de gelo translúcida e branca formada pelo congelamento do vapor d’água que se encontra na atmosfera. São flocos de gelo mais leves do que as gotas de chuva e, por isso, caem lentamente. E quando chegam à superfície se mantêm no formato de gelo e podem ou não se acumular. Estas definições foram encontradas no glossário meteorológico da Sociedade Norte-Americana do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e disponibilizadas pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
De acordo com os meteorologistas, ainda há previsão de neve para hoje. Segundo eles, a probabilidade da neve chegar a União da Vitória e Porto União é de 75% e, possivelmente, deveria acontecer nesta madrugada.