Lançamento do Concurso de Paródias com o Tema Prevenção em DST/AIDS

A iniciativa é do Cisvali em parceria com o NRE de União da Vitória. O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Salão Nobre da Fafiuv

·
Atualizado há 11 anos

DSC_0319
Marisa de Fátima, presidente da Cisvali (Wannessa Stenzel/Jornal O Comércio)

O Consórcio Intermunicipal de Saúde  Vale do Iguaçu (Cisvali) em parceria com o Núcleo Regional de Educação de União da Vitória (NRE), na manhã desta sexta-feira, com inicio às 8h30, no Salão Nobre da Fafiuv, realizou o lançamento Concurso de Paródias com o Tema Prevenção em DST/AIDS. Durante o evento foi apresentado o Diagnóstico Situacional de HIV/AIDS da 6ª Regional de Saúde e palestra sobre Prevenção em DST/AIDS na Adolescência. No período da tarde a programação segue com a leitura do Regulamento do Concurso de Paródias e palestra com o tema Gravidez e Violência Doméstica da Adolescência. O encerramento do evento está previsto para às 16h.

A presidente do Cisvali, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza – ela que também é prefeita da cidade de Porto Vitória, proferiu as palavras de abertura do evento, onde ressaltou que este é o segundo ano em que o consórcio realiza concurso em parceria com as escolas da região. Assim sendo, no ano passado o concurso foi de desenho. Para este ano, a comissão entendeu por realizar um concurso de paródias.

De acordo com a Secretária Executiva do Cisvali, Silvia Andrade, serão 49 escolas estaduais que estarão participando do concurso por meio dos alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental. A premiação aos primeiros colocados acontece no dia 1º de dezembro, data instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

Inscrições e premiação

As inscrições acontecem de 5 de agosto à 20 de setembro e poderão ser realizadas nas secretarias das escolas. Serão 20 tablets como premiação aos ganhadores do concurso. Informações sobre o regulamento poderão ser obtidas no endereço eletrônico www.cisvali.com.br.

Diagnóstico Situacional de HIV/AIDS

O diagnóstico foi apresentando pela enfermeira do Serviço de Atenção Especializada (SAE), Aline Cosa Prust. O SAE é uma unidade ambulatório, voltada a atenção especial as pessoas com DST HIV, Aids. Atualmente são 203 pacientes cadastrados no SAE, provenientes dos 9 municípios que compõe o consórcio.

Confira alguns dos dados

União da Vitória

Consta de 112 pacientes cadastrados, sendo 55 do sexo feminino e 57 do sexo masculino. De janeiro a julho de 2013 foram registrados 4 gestantes, 4 casos que evoluíram a óbito (1 morte violenta, 2 HIV, 1 por outras causas). Atualmente o município tem 3 adolescente em tratamento. Segundo IBGE, União da Vitória consta com uma população de 52.735 habitantes. A cada 470 habitantes 1 é HIV.

Cruz Machado

Possuiu 6 pacientes cadastrados, sendo todas do sexo feminino. De janeiro a julho de 2013, foram registrados 1 gestante e 1 adolescente cadastrado. segundo o IBGE, Cruz Machado tem uma população de 18.040 habitantes. A cada 3.000 habitantes 1 é HIV.

Bituruna

Possui 7 pacientes cadastrados, sendo 3 do sexo feminino e 4 do sexo masculino. De janeiro a julho de 2013, não houve gestantes e nenhum caso evoluiu a óbito.  Atualmente conta com um adolescente em tratamento. Segundo o IBGE, Bituruna tem uma população de 15.880 habitantes. A cada 2.268 habitantes 1 é HIV.

General Carneiro

Possui 24 pacientes cadastrados, sendo 10 do sexo feminino e 14 do sexo masculino. De janeiro a julho de 2013, foi registrado 1 gestante, 1 caso evolui a óbito  e 1 adolescente em tratamento. Segundo dados do IBGE, General Carneiro possui uma população 15.880 habitantes. A cada 661 habitantes 1 é HIV.

Paula Freitas

Possui 4 pacientes cadastrados no SAE, sendo 2 do sexo feminino, 2 do sexo masculino. De janeiro a julho de 2013 não foram registrados óbitos, nem gestantes. Não há adolescentes em tratamento. Segundo dados do IBGE, Paula Freitas possuiu 5.434 habitantes. A cada 1.358 habitantes 1 é HIV.

Paulo Frontin

Possui 5 pacientes cadastrados, sendo 2 do sexo feminino e 3 do sexo masculino. No período de janeiro a julho de 2013 não houve nenhum registro de gestantes. Ainda, um paciente é criança. Segundo dados do IBGE, Paulo Frontin possuiu uma população com 6.913 habitantes. A cada 1.382  habitantes 1 HIV.

Porto Vitória

Possui 2 pacientes cadastrados, sendo uma feminino e um masculino. No período de janeiro a julho de 2013, não houve registros de gestantes, óbitos e adolescentes. Segundo os dados do IBGE, tem uma população de 4.020 habitantes. A cada 2.010 habitantes há um paciente HIV.

Antonio Olinto

Possui 2 pacientes cadastrados, ambas do sexo feminino. Não houve registros de adolescentes e, gestantes. Segundo os dados do IGBE, Antonio Olinto tem uma população de 7.351 habitantes. A cada 3.675 habitantes um, é HIV.