Indignação. Foi isso que motivou um senhor, na manhã desta quarta-feira, 28, a pintar o asfalto da Avenida João Pessoa, ou o que resta da camada asfáltica. A Avenida, umas das mais movimentadas de Porto União, corta o Bairro São Pedro ao meio.
Moradores e empresários queixam-se sobre a situação. “Isso é uma vergonha. É um perigo para todo mundo. Um descaso com o povo”, desabafa uma lojista.
A lojista também conta que durante o protesto, o senhor apenas falou que, agora, alguém conseguiria enxergar o estado do asfalto. O senhor circulou alguns buracos com tinta branca.
A Avenida João Pessoa liga o Bairro São Pedro ao centro de Porto União e também é a principal passagem de caminhoneiros e viajantes que seguem para a BR-153.
Outro morador, também reclama. “O São Pedro parece bairro de beira de estrada, as autoridades já poderiam ter mudado o sentido de entrada e saída de caminhões da cidade.”
Por telefone, o secretário de Obras de Porto União, Ruy Breyer, afirmou já ter conhecimento sobre os buracos e também da atitude do morador, mas atribui a culpa às galerias antigas que estão debaixo da camada. “Há mais de 100 galerias em Porto União em péssimas situações. Ou são galerias de pedra ou muito antigas, isso acaba causando infiltração e a abertura de buracos nas vias.”
O recape vai começar logo. Segundo Ruy, nesta quinta-feira, 29, os buracos da João Pessoa no Bairro São Pedro serão fechados. A medida é paliativa até que a recuperação total seja iniciada na próxima segunda-feira, 2.
A empresa responsável pela operação tapa buraco e também pelas obras de pavimentação de ruas em Porto União é a Rodec.
“Um grupo já está realizando a medição topográfica dos lugares que receberão os trabalhos da Rodec, e na próxima semana vai começar o recape pelo Bairro São Pedro devido às reclamações”, confirma Breyer.
Ordens de Serviço
No dia 21 deste mês, o Prefeito Anízio de Souza, assinou diversas ordens de serviço. Uma delas se refere a obras de pavimentação de ruas no município, em especial, a recuperação do Trecho da Avenida João Pessoa até a Rua Industrial Miguel Francisco Forte.
Além desse trecho, outra ordem de serviço foi assinada para o recapeamento asfáltico da Rua Expedicionário Eugenio Alves Almeida – entre a Avenida Santa Rosa, até a Avenida dos Ferroviários; da Avenida dos Ferroviários – entre a Rua Expedicionário Eugenio Alves Almeida, até o Trevo com a Avenida João Pessoa.
O investimento das obras é de R$ 1.503.007,01 com recursos do Estado e do Município, sendo R$ 1.127.255,25 do Governo Estadual e o restante da Prefeitura Municipal. A área total da obra é de 31.593,42 m² e o prazo para conclusão é de três meses. A obra será realizada pela empresa Décio Pacheco e Cia Ltda.