39º Sessão Ordinária, a última do ano

Sessão desta segunda, 21, foi marcada pela despedida dos vereadores, apenas dois conquistaram a reeleição

·
Atualizado há 4 anos

A última sessão da Câmara de Vereadores de União da Vitória foi marcada pela despedida de 11 atuais vereadores. Apenas dois conquistaram a reeleição.

A sessão começou as 19h com a execução do Hino Nacional. Ricardo Sass, atual presidente da Casa utilizou a tribuna e fez um breve relato sobre seu período na presidência e enalteceu os servidores.

Matéria do Executivo 

Oriundo da Administração o Projeto nº 43/2020 que estabelece reajuste da contribuição para custeio dos serviços de iluminação pública.

Matéria do Legislativo

Projeto de Lei Ordinária nº 13/2020 de autoria do Vereador Valdecir Ratko que reconhece a pratica de atividades físicas, como essenciais para a população mesmo em tempos de catástrofes naturais, surtos, endemias ou pandemias.

Matéria da Ordem do Dia

Votação do Regime de Urgência do Projeto de Lei Ordinária de n.º 13/2020 de autoria do Poder Legislativo. O projeto foi aprovado.

Votação do Regime de Urgência do Projeto de Lei Ordinária de n.º 43/2020 e 45/2020 de autoria do Poder Executivo, que dispõem sobre o aumento de vagas e alteração de carga horária de cargos efetivos do municipio, através de Concurso Público.

Os projetos receberam pareceres favoráveis de todas as comissões.

Ainda na ordem do dia, as comissões foram favoráveis ao Projeto nº 47/2020 que autoriza o município de União da Vitória implantar o Programa de Locação Social. As comissões também foram favoráveis.

Aconteceu a votação do Projeto de Lei que dispões sobre a concessão de isenção de tarifa de transporte coletivo as pessoas diagnosticadas ou durante o tratamento oncológico.

Comissões também favorável ao Projeto nº 12/2020 denominado o Parque entre as Avenidas Abilon de Souza Naves e Paula Freitas como: Amélio Roveda.

Além disso, aconteceu a votação única do Projeto nº 30/2019 que cria o Programa de Diagnostico e Prognostico de Autismo na Rede Municipal de Ensino.

Ainda durante a última sessão, aconteceu a votação única do Projeto nº 35/2020 que instituiu a criação de uma Unidade Móvel – Castra Móvel, para controlar a população de cães e gatos, além da identificação dos animais atendidos, implantando a microchipagem nestes animais, além de ampliar a conscientização da população a cerca do tema.

Este Projeto seguiu para turno único de votação, com dispensa da redação final. O Projeto também foi aprovado.

Ainda na última sessão foi aprovada a moção de aplausos a ex servidora da casa Ângela Cristina Kimita, aprovada ainda em 2013 no Concurso da Policia Militar de Santa Catarina, que só começou o curso em janeiro deste ano. Ângela é natural de União da Vitória. Já está formada e atuando na Operação Verão em Florianópolis. Depois vai ser designada para algum Batalhão do estado.

Por fim, alguns vereadores discursaram em tom de despedida e agradecimento.

A sessão ordinária terminou as 20h10. E os vereadores foram alertados para possivelmente chamamento para sessões extraordinárias.

Ó Deus, salva-me pelo teu poder! Livra-me com a tua força. Ouve, ó Deus, a minha oração! Escuta as minhas palavras. Sl 54:1,2