Vereadores votam pela extinção das emendas impositivas em Porto União

Votação aconteceu na última sessão do ano

·
Atualizado há 4 anos

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Os vereadores de Porto União estiveram reunidos de forma remota nesta segunda-feira, 21, para a última sessão do ano de 2020. O principal assunto foi a extinção da lei de emendas impositivas, que beneficiava entidades do município.

Em razão de problemas técnicos, a sessão remota começou com quase 20 minutos de atraso.

Extinção das emendas impositivas

Foi votado o projeto de lei da Câmara Municipal que propunha a extinção das emendas impositivas. Dois onze vereadores, Carlos Roderlei Pinto, o Polaco do Bifão (PL), Christian Martins (MDB) e Salime Farah (PSDB) votaram contrários a extinção da lei.

Polaco do Bifão em sua fala antes da votação, argumentou que os recursos são importantes para diversas entidades. Os demais vereadores contrários o acompanharam no argumento, mas, a maioria votou com o pedido do executivo.

O que é emenda impositiva

A Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos do Município para determinadas obras, projetos ou instituições.

Futuro deputado?

Em sua fala no encerramento da sessão, o presidente da Câmara, Sandro Calikoski (MDB) que não concorreu a novo mandato, afirmou que a partir de fevereiro inicia uma caminhada pelo Estado de Santa Catarina: o objetivo buscar apoio para sua candidatura à deputado Estadual em 2022.

Calikoski afirmou que conta com o apoio de vários municípios da região e que se vê em condições de garantir uma cadeira no legislativo catarinense. Finalizou que a região precisa de um representante.

Os demais vereadores que usaram a palavra – Fernando Moreira, Gildo Masselai, Jacir Bath, Neilor Grabovski, Luiz Alberto Pasqualin e Paulo Kovalski – enalteceram ações do presidente e de seus respectivos mandatos, e para os que não seguem na Casa em 2021 o desejo de boa sorte aos futuros vereadores.

Câmara devolve mais de R$ 2 milhões à administração

Após a sessão, a Câmara de Vereadores fez a devolução de recursos economizados durante o ano para a administração Municipal. Foram devolvidos R$ 2.974.606,56 (Dois milhões e novecentos e setenta e quatro mil e seiscentos e seis reais e cinquenta e seis centavos).

(Foto: Assessoria CMPU).
(Foto: Assessoria CMPU).

O Prefeito Eliseu Mibach (PSDB) recebeu o cheque simbólico dos vereadores de Porto União.