Atenção consumidor: Vitrines devem apresentar preços dos produtos em sua exposição

O preço deve ser visível nas vitrines

·
Atualizado há 12 anos

O preço deve ser visível nas vitrines. (FOTO: Wannessa Stenzel)

Ao visitar lojas de União da Vitória notamos que em algumas vitrines não constam os preços dos produtos. O fato é que existe um decreto federal que altera a exposição de preços nas vitrines de lojas. Além do preço à vista os comerciantes precisam informar o valor total a prazo que o consumidor irá pagar, os juros cobrados e o valor das parcelas.

O preço deve ser visível nas vitrines
Para a moradora de União da Vitória, Gessi Meira, os comerciantes das Cidades Irmãs estão se adequando com a visibilidade do preço nas vitrines. O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) deve orientar os comerciantes sobre as alterações.
Para tanto, o consumidor deve exigir que o preço esteja na vitrine, conforme o cumprimento do decreto federal de 2008. Se por acaso passar na frente de uma vitrine e ver que o produto não tem preço deve entrar no estabelecimento e falar com os funcionários. O certo é o preço estar na vitrine acompanhando o produto que já está exposto.
A vendedora de União da Vitória, Diana Gomes, afirma que os preços dispostos nos produtos facilitam a compra feita pelo cliente.

O que diz a legislação
De acordo com a legislação, o preço está afixado no próprio produto, assim como nos produtos em exposição no interior da loja, com distinções dos totais a prazo e à vista, assim como a forma de pagamento. O pagamento com cheque e cartões deve estar exposto ao consumidor previamente. Os produtos que estão expostos no interior da loja também devem conter preços nas peças.