A região pagou caro por algumas atitudes do passado e ainda paga pelos acertos. Difícil de entender? Nem tanto. Quem não sabe que a região sul do Paraná é a mais preservada no quesito preservação ambiental do Estado inteiro e do País? Esse honroso título não trouxe nem um centavo de dividendo para a região. Ao contrário, os empresários sofrem com as frequentes visitas do Ibama e da Força Ambiental. Coisa da visão ecológica. Já que todo mundo desmatou, a região não pode pensar em fazer a mesma coisa.
Com o revólver da estagnação encostado no ouvido, os empresários procuraram outras alternativas de crescimento econômico. Uma das fracassadas tentativas da Associação dos Municípios da Região Sul do Paraná (Amsulpar) para melhorar a economia foi a Fábrica de Fécula de Mandioca (Fecularia). Com um barracão na BR-476 na região de Paulo Frontin, a fábrica nunca saiu do papel. A produção de mandioca, que havia sido fomentada, nunca chegou ao ideal de produção de fécula. O projeto sucumbiu.
Outra tentativa que ficou vinculada à política foi a tentativa de instalação do Frigorífico Da Granja, nos anos 1990. O então governador Jaime Lerner anunciou com pompa e circunstância a empresa que deveria gerar milhares de empregos diretos e indiretos. A empresa nunca passou do protocolo de intenções, de olho nos incentivos fiscais do Estado. A ferida dói até hoje. Depois veio o projeto Bis Bus, um veículo de transporte coletivo híbrido que deveria andar sobre trilhos e nas ruas. O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, fez uma reportagem sobre o veículo que teve um único protótipo desenvolvido.
Afinal, qual foi a grande lição?
Os municípios acordaram para suas própria potencialidades. União da Vitória com o polo de esquadrias e sua nova política de diversificação de indústrias. Município do interior, Bituruna descobriu que tinha uma mina de ouro no quintal com a produção de uva, vinhos de qualidade, queijos e embutidos, que pode substituir da decadente atividade madeireira. Aliás, a cidade realiza na próxima semana sua 8ª edição da Festa do Vinho. O município de Paula Freitas tem produção boa agrícola e detém o título Capital da Melancia. Cruz Machado, com produção de feijão, soja e atividade pecuária. A pequena Porto Vitória luta para se inserir no mapa turístico do Brasil com sua cachoeiras e atividade pesqueira do lambari. Outros municípios ainda estão à procura de suas potencialidades econômicas.
Os empresários, muitos deles interessados em investir, se transformaram em empreendedores, buscando capacitação. Se chegou a conclusão que é melhor ampliar e diversificar as empresas já instaladas e implantar pequenas e médias indústrias. “É melhor trazer dez empresas gerando vinte ou trinta empregos cada, do que ficar sentado esperando uma que possa gerar 600 postos de trabalho”, define o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de União da Vitória, Antônio Oscar Nhoatto. Atualmente a Associação Comercial e Empresarial de União da vitória (Aceuv) desenvolve um importante programa de núcleos setoriais nas áreas de esquadrias de madeira, central de negócios, metal mecânica, pecuaristas, além do núcleo multissetorial dos empregos e núcleo de lojas virtuais. O setor em crescimento é terciário, que tem por carro chefe a prestação de serviços.
Setor Terciário
Também conhecido como setor de serviços, é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia, os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização). Os serviços são definidos na literatura econômica moderna como “bens intangíveis”.
O Setor Terciário envolve as provisões de serviços tanto para outros negócios como para consumidores finais. Estes podem estar envolvidos como transportes, vendas e distribuição de bens dos produtores aos consumidores; podem ser também de outros serviços não ligados diretamente ao produto final, como controle de pragas e entretenimento. Os bens podem ser transformados também, como acontece em um restaurante ou em uma eletrônica. Assim, o foco está na interação entre pessoas, proporcionando um produto ou serviço que satisfaça os anseios de quem o(s) demandou.
Como componentes do Setor Terciário, podemos citar o Turismo, serviços bancários, restaurantes, hospitais, serviços de consultoria, corretagem de imóveis e serviços públicos.
Os serviços são difíceis de serem classificados, pois são intangíveis e incontáveis. Assim, fica difícil para os consumidores mensurarem e entenderem o valor do serviço que estão pagando para obter. Como os investimentos e serviços de consultoria, não há garantias da obtenção de volta do capital investido. Assim, como fazer a diferenciação de dois hotéis que oferecem o mesmo serviço por preços idênticos? A diferenciação e a qualidade no atendimento farão o consumidor se decidir por aquele que mais o agradar com pequenos detalhes. Assim sabemos exatamente o caminho a seguir, mas será que estamos preparados para o futuro?