Máquinas do Programa Patrulha do Campo começam a funcionar em São João do Triunfo

O Programa do Governo do Estado visa a adequação, readequação e melhorias nas estradas rurais

·
Atualizado há 11 anos

Da Assessoria da Amsulpar

Quando foi ligada a primeira máquina do Programa Patrulha do Campo em São João do Triunfo, ontem, um novo ciclo para o município se iniciou. Um ciclo que garante a qualidade de vida e o direito do produtor rural de transitar com segurança por estradas que o levam para sua propriedade. São João do Triunfo é um município paranaense que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, possui uma população de 14.462 habitantes. Destes, 74% residem no interior. O que também caracteriza o município, em sua essência como rural, são os 2.800 quilômetros de estradas e as seis escolas instaladas na área rural.

Ontem os Operadores de Máquina e Motoristas de Caminhão Basculante,  aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (CIDEPSUL), iniciaram os trabalhos de  adequação, readequação, manutenção e melhoria nas estradas rurais.

São João do Triunfo é o primeiro município de CIDEPSUL a receber a 1ª Patrulha do Campo. Para o Consórcio foram disponibilizadas duas patrulhas. Uma já está atuando desde o mês passado em General Carneiro. “Hoje é um dia muito importante para nós. Temos a certeza que somente com a ajuda do governo do Estado poderemos oferecer aos nossos moradores estradas rurais com qualidade para que eles possam transitar com segurança”, afirma o prefeito de São João do Triunfo, Marcelo Hauagge Distéfano.

O presidente do Consórcio, o prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, esteve presente no início da capacitação. Ele desejou boa sorte aos operadores e motoristas e enfatizou que o Programa Patrulha do Campo, irá marcar a história dos municípios do CIDEPSUL.

Capacitação

Os operadores e motoristas, para que possam atuar no Programa Patrulha do Campo, passam por uma capacitação de 20 horas feita por técnicos da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR). A parte teórica dos ensinamentos foi iniciada na terça-feira, 10. De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe da divisão de projetos, responsável pela parte teórica da capacitação, Mauro Cesar Wosniacki, durante o processo são repassados aos participantes os conhecimentos básicos de serviços de estrada rural. As capacitações são feitas em todas as regiões que possuem consórcios e que irão receber o Programa Patrulha do Campo. Até o momento já foram realizadas 33 capacitações.

Estradas

De acordo com Mauro, as estradas dos municípios do CIDEPSUL possuem uma peculiaridade. “Essas estradas não permitem adequação elevando leito, quebrando barranco”. Segundo ele é feito um retaludamento do barranco, dando uma declividade melhor que permite a volta da vegetação para dar sustentação ao barranco. O Agrônomo ressalta que só a adequação das estradas não resolve, são necessárias práticas de conservação do solo e a conscientização dos produtores que deve haver colaboração, pois na maioria das vezes, para que se de sequência aos trabalhos será necessária a retirada de cercas.

Junto com os técnicos da CODAPAR, quem também acompanhará os funcionários durante todo o período é o Gerente do CIDEPSUL, Jaime Aliveli. É ele o responsável por toda a gestão da logística do deslocamento dos trabalhadores e supervisão dos trabalhadores.

Patrulha do Campo

O Programa Patrulha do Campo é uma ação do governo do Estado que visa através de novas formas organizativas (Consórcios Intermunicipais), implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das mesmas, de forma integrada as práticas conservacionistas, para que além de permitir a trafegabilidade durante, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando sua vida útil. O tempo de conservação das estradas, após o término dos trabalhos, é de 8 a 10 anos.

Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.

Expectativa

Terceiro município que irá receber o Patrulha do Campo, o prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech, falou da expectativa para a chegada das máquinas ao município. “Estamos ansiosos para iniciarmos os trabalhos, pois a necessidade é grande”, afirma. De acordo com o cronograma, o trabalho em São João do Triunfo tem previsão de ser concluído em 20 dias. Após, as máquinas seguirão para Antonio Olinto e depois Paulo Frontin. A ordem do primeiro município foi definida por sorteio e depois para os seguintes, por ordem de logística.