Na 6º sessão do ano, ex Secretário de Saúde de União da Vitória foi o convidado

Convite ao médico foi feito por todos os vereadores. Na pauta o tratamento precoce ao Covid desenvolvido em 2020

·
Atualizado há 4 anos

 

Durante a noite desta segunda-feira, 15, o ex Secretário de Saúde e médico Ary Carneiro Junior, falou sobre o enfrentamento ao coronavírus no ano passado. A fala aconteceu durante sessão da Câmara de Vereadores de União da Vitória.

Ary na época como secretário de União da Vitória decidiu utilizar a Cloroquina como tratamento precoce ao Covid -19.

Carneiro, comentou que o protocolo de atendimento usado em 2020, adotou o medicamento após experiências bem sucedidas em Santarém (PA), enquanto ainda era estudante de medicina em 1972. Na ocasião, utilizou o componente para combater a malária.

Segundo ele, o medicamento é utilizado como protetor celular, fazendo com que a violência do vírus não consiga entrar tão facilmente nas células. “Se você protege teu organismo, faz com que ele esteja fortalecido”, destacou.

“Com isso montamos um protocolo de “tratamento precoce”, não existe remédio que extermine o vírus, mas eu posso precocemente fazer com que teu organismo se defenda daquela multiplicação excessiva viral”, pontua.

“Pela experiência de 44 anos de medicina e com a convivência da gripe H1N1 decidimos montar um protocolo com Cloroquina ou Hidróxido de Cloroquina, Azitromicina, Oseltamivir e Sulfato de Zinco”, lembrou.

Na época, o farmacêutico Luiz Gilberto Moretti, doou os comprimidos de Cloroquina e Sulfato de Zinco.

Ainda na tribuna

O vereador José Pedro Walck (PSD), falou sobre a participação do médico Ary Carneiro, e registrou a entrega de equipamentos, que segundo ele, vieram através de ação do Deputado e Líder do Governo na Assembleia Hussein Bakri. Também enalteceu os últimos investimos do estado na região.

Também na Tribuna, o presidente da casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), falou sobre o ofício enviado ao prefeito Bachir Abbas (PP) sobre os recursos destinados ao município no que diz respeito a pandemia da Covid-19.

Segundo ele, o ofício foi respondido sobre os valores recebidos e segundo o prefeito, durante audiência realizada em fevereiro os recursos foram repassados. Também lembrou que os gastos estão disponibilizados no Portal da Transparencia.

Ordem do dia

Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei que dispões sobre o reconhecimento que todo serviço é essencial em União da Vitória.

Ainda durante a noite, votação em regime de urgência sobre a criação e estruturação do Cacs Fundeb – Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização aos Profissionais da Educação.

Requerimentos

Todos os requerimentos foram aprovados. Entre eles, realizar estudos no sentido de: Proporcionar oportunidade para que os contribuintes possam quitar seus débitos fiscais em atraso (IPTU vencido no ano 2020) sem incidência de juros e multas.

No final da reunião, os vereadores Ednilson Godoy, Valdecir Ratko, Alandra Roveda e Emerson Lourenço falaram sobre a participação do médico Ary Carneiro.

José Pedro Walk pediu mais informações a respeito do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização aos Profissionais da Educação.

Valdecir Ratko lembrou que o atual Secretário de Saúde de União da Vitória Fernando Ferencz, foi convidado para participar da sessão, mas até agora não compareceu.

A reunião terminou perto das 21h.

Após aconteceu uma reunião extraordinária