Uma pesquisa realizada pela XP Investimentos e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) revela um possível cenário acirrado na disputa presidencial em 2022. A pesquisa ouviu 800 pessoas, entre os dias 9 e 11 de março. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
O governo do Presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), foi um dos destaques da pesquisa. A maioria dos entrevistados (45%) consideram o governo como ruim ou péssimo; 30% avaliam como ótimo e bom; 24% como regular; 1% dos entrevistados não opinou. A maioria (45%) também avalia negativamente a expectativa para o restante do mandato de Bolsonaro.
As extinções das condenações do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva e possível adversário de Bolsonaro em 2022 também foram tema da pesquisa. Entre os ouvidos, 52% dizem desaprovar a decisão do ministro do Supremo tribunal Federal, Edson Fachin, que anulou as condenações de Lula, resultantes da Operação Lava Jato. Os que aprovam a decisão somam 40%; 8% não souberam opinar.
A disputa em 2022
A pesquisa revelou que, se as eleições fossem hoje, Bolsonaro e Lula estariam tecnicamente empatados tanto no primeiro quanto no segundo turno. Entre os nove nomes indicados pela pesquisa para um possível primeiro turno em 2022, Bolsonaro é o que aparece com maior intenção de votos (27%), seguido por Lula (25%), Sergio Moro (10%), Ciro Gomes (9%), Luciano Huck (6%), João dória, João amoedo e Guilherme Boulos empatados (3%) e Luiz Henrique Mandeta (2%). Os que votariam branco ou nulo representam 13%.
Em praticamente todos os cenários propostos pela pesquisa, Bolsonaro seria eleito no segundo turno, perdendo apenas para o ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Contudo, a diferença entre candidatos na maioria dos casos fica abaixo dos 3,5 pontos percentuais da margem de erro.
Avaliação de prefeitos, governadores e do Congresso
No geral, a população brasileira se demonstra satisfeita com os mandatos dos prefeitos. As avaliações positivas, contudo, vêm caindo desde janeiro, mês em que 70% da população acreditava que a administração do prefeito de sua cidade era ótima ou boa. Atualmente, 43% concordam com a afirmação; 31% avaliam a administração municipal como regular; 18% como ruim e péssima; 7% não soube responder.
A avaliação positiva dos governadores do Sul é a maior entre todas as regiões. De acordo com a pesquisa, 45% da população avalia os governos estaduais do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina como ótimo e bom; os governadores do nordeste recebem a mesma indicação de 44% de sua população; os do norte e nordeste 36% e os do sudeste, 26%.
O Congresso Nacional também foi avaliado pela pesquisa. A maioria (47%) acredita que o desempenho atual do congresso é ruim ou péssimo, 38% avalia como regular, e 10% como ótimo ou bom. 5% não respondeu a pergunta.
Percepções sobre a pandemia de Covi-19
Comparado ao mês passado, o medo da população com relação à pandemia cresceu 10 pontos percentuais. Atualmente, 49% diz estar com medo ou com muito medo da doença; 30% diz estar com um pouco de medo e 18% afirma não estar com medo; 3% não soube responder.
Quanto a atuação do presidente Jair Bolsonaro no combate ao vírus, 61% acredita que a performance é ruim ou péssima. Há um empate nas avaliações ótima e boa e regular, ambas ficando com 18% cada. Não souberam responder somam 3%.
Intenção de votos de acordo com possíveis cenários
- 2º turno – Bolsonaro x Lula
Bolsonaro 41%, Lula 40%, branco e nulo 19%.
- 2º turno – Bolsonaro x Haddad
Bolsonaro 40%, Haddad 36%, branco e nulo 24%.
- 2º turno – Moro x Bolsonaro
Moro 34%, Bolsonaro 31%, branco e nulo 35%.
- 2° turno – Bolsonaro x Huck
Bolsonaro 37%, Huck 32%, branco e nulo 30%.
- 2° turno – Bolsonaro x Ciro Gomes
Bolsonaro 39%, Ciro Gomes 37%, branco e nulo 25%.
- 2° turno – Bolsonaro x Boulos
Bolsonaro 40%, Boulos 30%, branco e nulo 30%.
- 2° turno – Bolsonaro x João Doria
Bolsonaro 39%, João Doria 29%, branco e nulo 32%.