Na noite de segunda-feira, 15, os vereadores de Porto União se reuniram para a realização da 6ª Reunião Ordinária. O destaque na noite ficou por conta dos discursos no grande expediente sobre o desabastecimento, falta de médicos no bairro Vice-King e a citação sobre a realização do manifesto no domingo, 14, em prol do Governo Federal.
Pequeno Expediente
Walbert de Paula e Souza (PL) e Almir Oímpio Borini (DEM)
Em sua fala, no pequeno expediente o vereador Walbert usou do tempo regimental para justificar novamente a sua ausência na 4ª Sessão Extraordinária realizada na manhã de terça-feira, 9. Segundo ele, a manhã de terça-feira, em sua agenda é destinada para a realização de visitas para os pacientes que estão no pós operatório.
Já o vereador Almir Borini utilizou do tempo para enaltecer os trabalhos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão (Epagri).
Grande Expediente
Miguel Von Guilsa (PSD) e Walbert de Paula e Souza (PL)
O desabastecimento de água em Porto União voltou a ser assunto na Câmara pela fala do vereador Miguel Von Guilsa (PSD). Segundo ele, faltou água no sábado, 13, durante o dia todo nos bairros Jardim Oliveira, Vice-King e Palmas. O vereador solicitou que seja elaborado um ofício para a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), para alguém da empresa use a tribuna para prestar esclarecimentos. Na oportunidade, o vereador também comentou da falta de médicos do posto de saúde do Vice King.
Utilizando do direito de pedir uma parte durante a fala do vereador Miguel, o presidente da Câmara, Gildo Luiz Masselai (PSDB), não isentou a Sanepar da obrigação de realizar obras de manutenção, mas, também ressaltou o dever da população de fazer o uso consciente da água. “Se esta faltando água, a população também tem que colaborar e não lavar o carro ou a calçada com a mangueira aberta, tem que ter colaboração”.
A questão também foi comentado – como parte – pelo vereador Fernando Batista Alves (PSDB). Segundo ele, se é necessário fazer manutenção, a população deve ser avisada com antecedência.
Já no uso da palavra na tribuna, o vereador Walbert que foi um dos líderes da manifestação realizada no domingo, 14, ressaltou que é apoiador de ideias e projetos do presidente Jair Bolsonaro. O vereador reafirmou que é contrário ao Lockdown radical e como já havia comentando em uma reunião anterior defende um uniformidade entre poder público e entidades representativas para que as decisões tomadas não prejudiquem a economia do município.
Na ordem do dia
Na ordem do dia foi aprovado o processo referente ao Projeto de autoria do vereador Almir Olimpio Borini (DEM) no qual declara Utilidade Pública o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Porto União. Também foi aprovado o parecer favorável da comissão de finanças, orçamento e patrimônio que autoriza o município a concessão de uso ou permissão de serviço público de exploração de capelas mortuárias municipais.