Tendo se passado um trimestre de 2021, o Grupo Verde Vale de Comunicação busca entender o nível de satisfação dos moradores do Vale do Iguaçu com relação às administrações públicas e seus administradores. Nesta edição do Jornal o Comércio, apresentaremos o resultado de pesquisas realizadas entre os dias 16 e 19 de março em Porto União e em União da Vitória.
O panorama em Porto União
A pesquisa encomendada pelo Grupo Verde Vale de Comunicação e aplicada pela Radar Inteligência LTDA ouviu 233 munícipes de Porto União. A margem de erro da pesquisa é de 3,4% para mais ou para menos.
A atuação da Administração da Prefeitura de Porto União durante os primeiros dias do ano é vista como boa por 49,9% da população. Os que acreditam que a atuação foi regular durante o período somam 20,6%; a avaliação ótima representa 19,7%. Para 4,9%, a administração é vista como ruim, e como péssima para 1,8% da população. 3,1% dos entrevistados não soube responder ou não quis opinar.
A maior taxa de aviação ótima (20,7%) vem daqueles que possuem ensino médio completo ou incompleto. Em todos os graus de escolaridade, o consenso é de que a Administração teve uma boa gestão nestes primeiros dias. A indicação de uma boa gestão foi dada por 47,6% da população com ensino fundamental completo; por 50,9% dos entrevistados com ensino médio completo ou incompleto e também por 50,9% daqueles que indicaram possuir ensino superior completo ou incompleto. Dentre as três faixas de escolaridade, a maior porcentagem de avaliação péssima (3,8%) vem daqueles que possuem até o ensino fundamental completo.
A região que agrupa os bairros Santa Rosa, Jardim Brasília e Jardim Monte Líbano é a que mais avaliou a administração como ótima (31,9%) e boa (55,3%). A maio taxa negativa bem do bairro Vice King, em que 17,6% avalia a administração como ruim e 11,8% como péssima. Uma gestão regular da Administração é apontada por 33% da população dos bairros Jardim Bela Vista, São João Maria e Pintado.
A aprovação do prefeito Eliseu Mibach (PSDB) também foi questionada pela pesquisa. Nos primeiros dias de seu novo mandato, Eliseu possui 78,5% de aprovação contra 11,2% de desaprovação. Não quiseram responder ou não souberam opinar representam 10,3%. A faixa etária que mais aprova o prefeito é aquela dos que possuem mais de 59 anos (87,5%). A que mais desaprova é a dos 16 a 24 anos (28,6%). Quanto aos bairros, a região com maior avaliação positiva sobre o prefeito é novamente a dos bairros Santa Rosa, Jardim Brasília e Jardim Monte Líbano. Para 87,2% dos moradores dessa área a gestão de Eliseu merece aprovação. No bairro Vice king se encontra a maior taxa de desaprovação (29,4%).
Avaliação do Governo Estadual
A atuação do Governo de Santa Catarina desde a posse em 2019 também foi avaliada pelos munícipes de Porto União. Para 38,5% da população, o desemprenho do governo tem se mostrado regular. Os que avaliam como boa são 28,3%; como péssima são 13%; como ruim são 11,2%, e como ótima são 3,6%. Não souberam responder ou não quiseram opinar representam 5,4% dos entrevistados.
Para 10,5% daqueles que tem renda familiar de até 2.200,00 reais o governo estadual teve um ótimo desempenho até aqui. Já para 25,8% dos que recebem mais de 5.501,00 reais o governo pode ser avaliado como péssimo. Essas foram as maiores taxas de grande aprovação ou desaprovação registradas nas três faixas salariais analisadas pela entrevista.
Na região dos bairros São Pedro, Cohab e Olinger 6,4% da população avalia a gestão do governo como ótima, sendo a região que mais escolheu essa opção. A região em que mais pessoas avaliaram o governo como bom (38,7%) é a que engloba os bairros Jardim Bela Vista e São João Maria. Mas estes dois bairros também apresentaram a maior taxa de avaliação péssima para a gestão: 27,8%. O bairro Pintado é outro que apresenta maior taxa em duas avaliações: 61% da população desse bairro avalia o governo estadual como regular e 22,2% como ruim.
Em seu primeiro mandato como governador, Carlos Moisés (PSL) é aprovado por 43,5% dos munícipes de Porto União; 37,2% da população desaprova o governador, e 19,3% não soube responder ou não quis opinar. A maior aprovação de Carlos Moisés em Porto União vem daqueles com idade entre 25 e 34 anos: 70% da população desse grupo avaliou o governador de forma positiva. A maior reprovação é registada na faixa etária de munícipes com idade entre 45 e 59 anos: 48,2% desse grupo desaprova Carlos Moisés.
A localidade de Porto União que melhor avalia o governador é a área Rural: 68,2% da população dessa região aprova Carlos Moisés. Já o bairro Pintado é o que pior avalia o gestor, com 72,2% da população desaprovando o governador.