Celesc reforça atendimento para atender ocorrências no Estado

·
Atualizado há 11 anos

logotipo_empresa_celescAs condições climáticas adversas, que atingem inúmeras regiões do Estado, fizeram a Celesc reforçar o plantão especial para atender as ocorrências de falta de energia desde a madrugada desta sexta-feira. São 140 equipes técnicas e outras 20 equipes para manutenções pesadas, um reforço de 50% no contingente normal. Outra estratégia adotada é deslocar profissionais e viaturas das regiões não atingidas a fim de auxiliar nos trabalhos que estão sendo realizados nas áreas mais afetadas pelos temporais.

Às 17h de sexta-feira, 20, 18 mil unidades consumidoras estavam sem luz (0,7% do total de unidades atendidas pela Celesc), em virtude dos danos causados, principalmente, pela queda de vegetação na rede e também por descargas atmosféricas. Ruas alagadas, em especial no Vale do Itajaí, dificultam a mobilidade e o acesso das equipes, o que prejudica o restabelecimento do serviço nesses locais.

A região mais atingida, no momento da coleta de dados, era a Grande Florianópolis, onde 15 mil unidades apresentavam interrupção de energia. A cidade mais afetada era Palhoça, com 11 mil unidades sem energia devido ao desligamento de alimentador que atende alguns bairros da região. Santo Amaro estava com 2,6 mil unidades sem abastecimento, e Florianópolis com 1,5 mil.

Também por problemas no alimentador, Aberlardo Luz, na região Oeste, estava com mil unidades sem abastecimento, e Ouro Verde, com 735. Na região serrana, cerca de 600 unidades consumidoras estavam sem energia, com maior número de registros – cerca de 450 unidades – na cidade de Campo Belo do Sul.

No sistema de alta tensão, a principal ocorrência, registrada às 6h da manhã, foi o desligamento da linha de transmissão (138 kV) que conecta a Subestação de Vidal Ramos à Subestação da empresa Votorantim. A previsão de retorno era para a madrugada deste sábado. A dificuldade de acesso ao local é o principal empecilho enfrentado pelas equipes de emergência.

A Celesc alerta que as quedas de energia podem persistir durante o fim de semana em função do mau tempo, conforme comunicado expedido pelo Ciram/Epagri, que prevê chuvas fortes, com riscos de enchente e alagamento, até domingo. Entretanto, as equipes estão mobilizadas e seguem de prontidão para restabelecer o sistema no menor tempo possível.