Pesquisa XP/Ipespe apresenta panorama político de março

Levantamento projetou eleições presidenciais de 2022 e atuação do Governo Federal no enfrentamento á pandemia

·
Atualizado há 4 anos

João Dória, Luciano Hulk, Luiz Henrique Mandetta, Lula e Jair Bolsonaro
João Dória, Luciano Hulk, Luiz Henrique Mandetta, Lula e Jair Bolsonaro

Foi divulgado nesta segunda-feira, 5, levantamento realizado pela XP/Ipespe sobre a disputa presidencial de 2022 e atuação do Governo Federal no enfrentamento à pandemia.

Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional nos dias 29, 30 e 31 de março. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra

Na avaliação do Governo de Jair Bolsonaro 48% responderam Ruim e Péssimo, três por cento a mais que no levantamento anterior em 11 de março. 27% responderam ótimo e Bom, 24% Regular e 1% Não souberam/não opinaram

Apresentação do PowerPoint

Também apresentou elevação a desaprovação da maneira de Bolsonaro administrar o país. Em 11 de março eram 56%, agora a desaprovação chega a 60%. 33% responderam que aprovam, sendo que no levantamento anterior eram 38%.

Apresentação do PowerPoint

A expectativa para a sequencia do mandato de Jair Bolsonaro manteve os 45% do levantamento anterior para Ruim e Péssimo. Ótimo e Bom são 28%, Regular 23% e Não Souberam/Não Opinaram 1%.

Apresentação do PowerPoint

Houve queda na avaliação Ruim e Péssima de Bolsonaro no enfrentamento à pandemia. No levantamento anterior eram 61%, agora são 58%. Ótima e Boa foram respondidos por 21%, Regular 19% e Não Souberam/Não Opinaram 3%.

Apresentação do PowerPoint

Projetando as eleições presidenciais de 2022, o levantamento questionou os entrevistados de forma espontânea (sem apresentar nomes): Se a eleição fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para presidente? Jair Bolsonaro teve 24%, Lula 21%, Ciro Gomes 3%, Sérgio Moro 1%, João Dória 1%, Não Souberam/Não opinaram 36% e Brancos e Nulos 14%.

Apresentação do PowerPoint

Já no levantamento estimulado (quando são apresentados os nomes) Lula aparece na frente com 29%, Jair Bolsonaro tem 28%, Sérgio Moro com 9%, Ciro Gomes 9%, Luciano Hulk 5%, Guilherme Boulos 3%, João Dória 3%, Luiz Henrique Mandetta 3%, Não Souberam/Não Opinaram/Brancos e nulos 12%.

Apresentação do PowerPoint

Em um cenário de 2º turno, Lula venceria Bolsonaro com 42% contra 38%. 20% Não Souberam/Não Opinaram. Já se o adversário fosse o ex-ministro Sérgio Moro, Bolsonaro, ambos teriam 30%. Não Souberam/Não Opinaram foram 40%.

Apresentação do PowerPoint

Confira aqui o levantamento na íntegra.