Está pensando em entrar na onda do crescimento do e-commerce, mas ainda não conhece os produtos mais vendidos na internet? Bom, você fez a escolha certa em buscar por informação antes de começar seu negócio!
Dando um spoilerzinho, a informação é um dos produtos mais vendidos de todos por ser tão crucial para o sucesso de qualquer área de negócio. Por isso, estaremos lhe apresentando alguns dados para guiar o seu caminho no mundo das lojas virtuais.
Quais os melhores produtos? Tem um bom faturamento? Competição está alta? Iremos abordá-las a seguir.
Como descobrir se um produto é bom para e-commerce?
Existem vários fatores que interferem nisso: produto físico ou digital? Porte pequeno ou grande? Há risco de danos ao transportar? Há bons fornecedores do produto em lugares estratégicos? Entre várias outras questões.
Você terá que buscar informações sobre o nicho no qual deverá atuar e se preparar para operar na área escolhida; isto não é segredo.
Porém, o fator mais importante para entendermos sobre negociações é a demanda do produto. Ou seja, o número de pessoas precisando e/ou querendo um certo produto/serviço.
Existem muitas redes que revelam informações:
O Mercado Livre apontou que em 2020 o que mais trouxe lucros no Brasil foram os eletrodomésticos.
Por esses dados, podemos concluir que o mercado de eletrodomésticos é um sucesso gigantesco no Brasil, certo? Agora pense comigo: quantas pessoas passaram a investir neste mercado depois de ler estes dados, que são de conhecimento público?
Estes são os problemas deste tipo de relatório:
1.Você só fica sabendo que os produtos estavam fazendo sucesso depois de um certo período de análise;
2.A competição aumenta drasticamente quando as pesquisas vêm à tona;
Para sabermos em tempo real como os produtos estão vendendo, precisamos conhecer os números de pesquisa e buscas que determinados produtos têm. Claro, os dados precisam ser recentes.
A melhor forma de fazer isso é consultando o número de buscas de palavras-chave no Google, que é a maior ferramenta de buscas da internet.
Sendo assim, lhes apresento – se você ainda não conhece – o Google Keyword Planner.
O que é o Google Keyword Planner?
Esta é uma ferramenta que demonstra o volume de buscas realizadas no Google. Você pode fazer buscas para descobrir quais são os produtos que as pessoas mais buscam e, pela lógica, mais precisam ou querem comprar.
Como se ter informações privilegiadas do mercado não fosse suficiente para você adotar esta ferramenta para seus negócios, os dados ainda são atualizados mensalmente. Ou seja, você tem informações do mês anterior, e poderá sempre se atualizar conforme o mês vira.
Uma das principais funções do Keyword Planner do Google é visualizar os resultados por países ou cidades. Por exemplo: se seu negócio é focado em vender para o Brasil inteiro, você logicamente precisará de um site em português. Por isso, você poderá pesquisar se um produto é realmente procurado na língua do seu país. Utilizar esta função com inteligência é crucial para o sucesso do seu negócio. Vou deixar um exemplo prático para você.
No Rio Grande do Sul, o famoso “misto quente” é chamado de “torrada” – é, parece loucura, eu sei. Mas ainda mais louco é o que isso gera para o português local: uma sanduicheira, em Porto Alegre, é uma espécie de pote para levar sanduíches, e para prensar um sanduíche você precisa de uma “torradeira”.
São os mesmos objetos, mas com nomes diferentes.
Só para ilustrar: Em Porto Alegre, as buscas por “torradeiras” variam de 1 a 10 mil mensalmente. Já em Salvador, Bahia, mesmo a cidade tendo o dobro da população da capital gaúcha, as buscas por torradeiras variam de 100 a 1000 mensalmente.
Com certeza, se um local possui fornecedores locais e baseia seu negócio em vendas regionais, se ele não souber fazer a descrição dos produtos de acordo com as palavras-chave pesquisadas na região, o negócio tenderá a falir.
Quais os melhores produtos para vender HOJE na internet?
Além das buscas, a competição é crucial para definir se a oportunidade de negócios é boa. E sim, o Keyword Planner também lhe dá esta informação.
Vamos ranquear algumas ótimas oportunidades que ainda não são tão disputadas na internet, e que fazer sucesso pode não ser tão difícil.
Mas lembrando: as tendências mudam rapidamente na internet, e as buscas poderão sofrer alterações conforme os dias forem passando em relação à data deste artigo. Invista o quanto antes para aproveitar a oportunidade!
1. Equipamentos para Musculação
O termo “fitness” está na boca do povo, e na ponta dos dedos também.
A busca pelo termo “Fitness” tem de 100 mil a 1 milhão de buscas com competição Baixa.
Outros termos interessantes para quem quer investir nessa área podem ser: smart fit, smart fitness, academia em casa, etc.
2. Eletrodomésticos
Como as pesquisas indicaram, o mercado está fazendo muito sucesso: “air fryers”, “centrífuga de salada”, “robô aspirador”, etc. São vários produtos novos ingressando no mercado que estão fazendo um sucesso absurdo.
3. Painéis Solares
A busca por energias alternativas não fica só no ramo científico não: cada vez mais é mais comum as pessoas terem painéis solares ativos em casa.
“Painel Solar” tem de 100 mil a 1 milhão de buscas com competição alta, porém vários produtos mais específicos possuem competição baixa ou média, como os “painéis de 150w”.
4. Lojas para periféricos e acessórios de celular
Apesar de bastante disputado, este mercado possui vários dos produtos que mais vendem no mundo. “Fone de ouvido”, “fone bluetooth”, “notebooks”, “carregador portátil”, “capas para celulares”, e se quiser dar uma estendida no alcance, “cadeiras de escritório” e “cadeira gamer” são ótimas pedidas.
5. Máscara Descartável
Apesar de muitas palavras-chave não estarem sendo exibidas pelo Google por causa do COVID-19, a palavra-chave “máscara descartável” possui mais de 100.000 buscas mensais. Muitas pessoas ainda devem estar procurando por “máscara para covid” e “máscara covid”, então este mercado é ainda maior.
Como a necessidade de usar máscara ainda está aí, o produto está em alta.
Utilize essa pesquisa para guiar suas vendas de máscaras.
6. Equipamentos de Pescaria
Carretilha, molinete, anzol, isca artificial… são tantas buscas acima dos 100 mil por mês que chega a ser impressionante como esta prática tão antiga e tradicional ainda move bilhões de dinheiro no mercado.
Como criar um E-commerce e Vender Online?
Agora que você possui dados do mercado e uma boa conjectura de como investir, basta dar início ao seu site e colocar seu e-commerce em prática.
Abra a sua loja virtual com uma ferramenta de desenvolvimento web e diminua o custo de manutenção e renovação do seu site com os pacotes completos que estas ferramenta disponibilizam.
Começar a colher frutos com seu e-commerce não demorará e você estará entrando para a mais nova tendência do mercado; como na China, as compras digitais ainda irão dominar o mundo.