A partir desta quinta-feira, 17, o Posto de Fiscalização Agropecuária do Pintado, em Porto União, às margens da BR 280, será corredor de passagem para produtos de origem animal. A alteração do status aconteceu em cerimônia organizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
O Posto de Fiscalização Agropecuária em Porto União é de rechaço (proibindo a entrada de animais que descumpram as normas sanitárias do estado), e os pedidos das autoridades locais foram para que o posto permitisse o ingresso de produtos agropecuários. Vale ressaltar que é por meio dessas barreiras que se busca impedir, por exemplo, que as doenças e pragas sejam introduzidas ou reintroduzidas em Santa Catarina e venham causar impactos econômicos na produção animal e também vegetal.
O posto de fiscalização agropecuária do Pintado, compõe o quadro de 63 postos de fiscalizações agropecuárias, localizados na divisa com os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e a fronteira com a Argentina.
Sendo assim, a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas é uma atividade decisiva realizada pela Cidasc, para promover medidas de proteção sanitária.
Presenças
Participaram do ato o Deputado Estadual e Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Altair Silva, presidente da Cidasc, Plínio de Castro, Diretor de Desenvolvimento Institucional da Cidasc, Marcos Roberto Pacheco, Gestora do Departamento Regional de Canoinhas, Maritza Martins Mansani, presidente da Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAASC), Wolmir de Souza, prefeito de Porto União, Eliseu Mibach e autoridades locais.