Cidades catarinenses registram pontos de alagamento neste sábado (19) por causa da chuva forte no estado. Em Florianópolis, no Rio Vermelho, há registro de casas e ruas alagadas. No Litoral Norte, Camboriú e Balneário Camboriú tiveram luas alagadas e o trânsito foi interditado em alguns pontos.
Na capital, com a chuva ininterrupta desde o início da manhã, há pontos de alagamentos pela cidade, entre eles no bairro Rio Vermelho, que fica no Norte da Ilha. Com o volume de chuva, a água ultrapassou o nível de alguns terrenos e entrou em residências. Até as 16h a Defesa Civil não detalhou se famílias precisaram deixar suas casas.
A Defesa Civil de Camboriú está mobilizada na cidade e monitora os níveis dos rios e isolou algumas ruas onde havia muita água. Unidades de atendimento nos bairros Monte Alegre, na Rua Monte Agulhas Negras foram montadas para orientar os moradores.
A cidade avalia se abre um abrigo na cidade. Até as 15h30, nenhum família precisou sair de casa, segundo a Defesa Civil.
Já na cidade ao lado, em Balneário Camboriú, houve interdição temporária da Avenida das Flores, na Avenida Santa Catarina com a Rua Acre, na parte debaixo do Viaduto da 3700, na Avenida Alvin Bauer com a 4ª Avenida até que haja escoamento da água e guardas de trânsito orientam os motoristas e a guarda municipal orienta os motoristas.
A chuva forte também afeta outras cidades, especialmente no litoral. Na capital, um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro foi cancelado na manhã deste sábado por causa da chuva intermitente. Em outras cidades, como Joinville, Chapecó e Criciúma, os atos foram cancelados pelo mesmo motivo.
A previsão do tempo é de chuva forte até domingo (20) com risco de alagamentos e deslizamentos em cidades de cinco regiões de Santa Catarina mais próximas do Litoral, segundo a Defesa Civil.
De acordo com o órgão, as áreas do Litoral Norte e Sul, Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí podem ter acumulados acima de 100 milímetros com possibilidades de alagamentos.
A presença de instabilidade, a circulação marítima e a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica favorecem a ocorrência de chuva.
Recomendações
Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo 199. A recomendação é que durante as chuvas a população busque um local abrigado, longe de placas, árvores e poste de energia.
Se estiver na praia, a orientação é que jamais fique na água. Nos locais abrigados, o mais seguro é ficar distante de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.