Por Mariana Honesko
As novas placas de trânsito estão cobertas propositalmente. A ideia, garante o setor de Trânsito da prefeitura, serve como orientação aos motoristas. Descobertas, elas poderiam confundir a direção dos acessos. As alterações devem começar no dia 2. “É sábado e, por ser feriado, terá menos movimento. Vai dar tempo para que as pessoas entendam melhor o que vai acontecer”, explica o diretor do órgão, César Viganó.
As mudanças ocorrem na Rua Prudente de Moraes, XV de Novembro e Sete de Setembro. Nelas, o sentido será alterado e prolongado. “Para Porto União, será uma mudança grande”, avalia Viganó. O impacto da alteração atinge especialmente a escolha de outras vias como alternativa. É o caso, por exemplo, do que deve acontecer na Rua 13 de Maio. Pouco acessada, a via onde está a Unidade Oncológica do Hospital São Braz deve receber um grande movimento a partir do final de semana. A rua será um dos principais acessos para a Rua Prudente de Moraes.
A mudança nos trechos é resultado do pedido da comunidade, especialmente do público que faz uso da unidade hospitalar e das duas instituições de ensino – colégios Santos Anjos e São José. Para sair do papel, foi preciso calcular os efeitos, bem como a aceitabilidade na população. Mesmo assim, as mudanças terão suporte de sinalização auxiliar, que já foi produzida e será colocada pela prefeitura. As demais placas que indicam as mudanças seguem cobertas, para evitar interpretações equivocadas.
O sentido na Rua Prudente de Moraes será prolongado entre as ruas Sete de Setembro e XV de Novembro. Hoje, a mão única termina no sinaleiro, próximo à loja Fotográfica. Na Rua XV, o sentido será único a partir da Prudente de Moraes até o Hospital São Braz. “Ela só vai subir”, lembra Viganó. Quem sai do Colégio São José, por exemplo, e precisa vir para o centro, terá que usar a Rua 13 de Maio. Descer a Rua 15 será proibido.
Na Rua Coronel Belarmino, o sentido será invertido. Ao invés de permitir conversões à direita – para quem desce pela Sete de Setembro – ela só receberá quem sobe pela XV de Novembro. “As mudanças serão acompanhadas, mas a meta é melhorar a fluidez do trânsito. Vamos conseguir até melhorar o tempo dos semáforos também”, lembra o diretor de Trânsito.
O pedido, no entanto, é por atenção. Mesmo tendo sinalização, o pedido é por atenção. O desconhecimento sobre o novo comportamento do trânsito pode colocar em risco o fluxo normal.