Se você parar para reparar no feed da sua rede social favorita hoje, um formato de mídia que tem tomado conta é o vídeo. Curtos ou longos, eles possuem uma grande adesão por parte da audiência, o que tem feito com que essas plataformas passem a priorizá-los na distribuição e organização dos algoritmos.
Para que seu negócio ou seu perfil pessoal não fique de fora desse boom das redes sociais, é preciso aprender a editar um vídeo de forma fácil e eficiente, para que você possa encaixar esse tipo de conteúdo em seu planejamento de publicações.
Os vídeos nas redes sociais hoje impactam diretamente nas estratégias de marketing digital, pois se tornaram o meio mais completo de divulgação, além de serem altamente relevantes nesse meio.
Confira agora os 5 passos que você deve seguir para criar um vídeo:
1 – Selecione equipamentos
Primeiramente você deve escolher qual a modalidade de vídeo que você vai usar na sua divulgação. Caso você tenha optado por gravar a si mesmo, uma ringhlight ou um tripé simples podem te auxiliar nesta missão. A gravação pode ser feita com uma câmera ou até mesmo com o seu celular. Caso queira algo mais profissional, utilize microfones externos para captação do som.
2 – Escreva um roteiro
É hora de pensar qual o seu objetivo com este conteúdo. Você quer engajar seus seguidores? Está querendo reforçar sua marca? Fazer conteúdo dinâmico ou didático? Gerar informações para que seu público se informe? Entenda especificamente o efeito que você quer causar com este vídeo, após definido, é hora de montar um roteiro.
Papel e caneta na mão, comece anotando termos importantes que você acha indispensável usar. Organize também os temas que serão tratados durante o seu vídeo em tópicos, usando uma sequência lógica ou cronológica das informações.
Organize cenas e falas para não se perder durante as gravações!
3 – Cenário e Gravação
Escolha o melhor lugar para fazer a gravação do seu vídeo, é muito importante priorizar uma boa iluminação e também cuidar de cada detalhe que irá aparecer na captura das imagens.
Após isso, teste equipamentos e é hora de começar a gravar! Se possível, tenha alguém para te acompanhar neste processo e verificar detalhes técnicos com você. Use os primeiros segundoz para atrair a atenção do espectador, então aposte em um início de gravação bastante atrativo.
4 – Edição do Vídeo
Após captar todas as cenas e organizar as informações necessárias, é hora de começar editar seu vídeo. A maneira mais prática e fácil é editar o seu vídeo online, afinal as funcionalidades que você precisa estão disponíveis em ferramentas de forma muito mais otimizada. Faça a edição dos seus vídeos com projetos organizados e recursos difrenciados, que não exigem que você baixe ou instale um programa específico no seu computador. Algumas bibliotecas prontas podem auxiliar nas ideias de como deixar seu conteúdo mais atrativo.
5 – Publicação
É hora de escolher as plataformas que você irá publicar seu conteúdo de acordo com a estratégia que foi definida. Cada rede social existem um formato ou tamanho que funciona melhor, e editando seu vídeo da forma correta você terá mais chances de ter sucesso com o formato de mídia.