Como Escolher a Melhor Carteira para Bitcoins
Sendo o Bitcoin uma moeda digital, possui características únicas quando é necessário guardá-lo de forma segura. Tal como com o formato de dinheiro tradicional e os cartões bancários, também é necessário garantir a segurança do seu investimento em criptomoedas, para não as perder ou serem roubadas. Como refere o Business Insider, estes mecanismos são conhecidos como Wallets, carteiras, e é aqui que pode guardar em segurança as chaves (sequência de números) que servem para aceder ao saldo e enviar ou receber bitcoins de maneira segura. Comprar ethereum, que é um ativo focado em contratos inteligentes e transações da criptomoeda Ether, também trata-se de uma transação segura e utilizada.
Tipos de Carteira para Bitcoin
A opção mais usada por pessoas que estão a iniciar-se neste mundo, já que não exige qualquer ação extra, é manter as bitcoins na corretora. Aqui convém escolher uma de confiança, para ter a certeza que nada acontece à sua conta, pois podem ser vítimas de hackers. Há várias que inspiram muita confiança, mas gostamos de realçar a Paybis, com a melhor taxa de comissão oferecida e um rating de confiança de 4,4 / 5 no Trustpilot. Para quem quer mais segurança e ter a certeza que as chaves estão apenas à sua disposição, há duas opções:
- As carteiras digitais (ou quentes) que funcionam por meio de ligação à internet. Podem ainda ser divididas em carteiras da web, desktop ou móveis. A vantagem dessas carteiras é que as operações se podem realizar muito rapidamente. No entanto, estão também vulneráveis a ataques de hackers.
- As carteiras físicas (ou frias) são as mais seguras de todas, por uma grande margem, já que estão offline. Porém, isso dificulta ordens de transferência, tornando o processo muito mais lento. As carteiras físicas podem ser de hardware ou de papel.
Critérios de Seleção
Vamos focar-nos então nas carteiras digitais e nas carteiras físicas, para dar relevância aos pontos mais importantes que deve ter em consideração, ao escolher que tipo de carteira quer.
Métodos de Controlo
As carteiras digitais, tal como o nome indica, são carteiras que precisam de estar associadas a um mecanismo online. Podem ser de três tipos:
- As carteiras da web são uma extensão do navegador ou um website.
- Carteiras do desktop são instaladas diretamente no computador e armazenadas no hard drive.
- Carteiras móveis instalam-se diretamente no telemóvel, estando sempre disponíveis.
As carteiras físicas são associadas a um dispositivo físico e podem ser de dois tipos:
- Carteiras de hardware são dispositivos físicos pequenos que armazenam as Bitcoins offline e podem ser ligados ao computador para verificar transações.
- Carteiras de papel são um documento físico que tem um endereço público para receber Bitcoins e uma chave privada para gastar ou transferir. Normalmente, são impressos num formato de código QR para agilizar o processo.
Transparência
De acordo com o Bitcoin.org “Bitcoin opera com um nível de transparência que muitas pessoas não estão acostumadas. Todas as transações Bitcoin são públicas, rastreáveis e armazenadas permanentemente na rede Bitcoin”.
Segurança
As carteiras digitais são as mais vulneráveis a ataques de hackers, ao estar online durante a maioria do tempo. Alguns analistas aconselham o uso de carteiras de desktop ou móveis em dispositivos usados exclusivamente para esse fim, diminuindo significativamente o tempo online. Porém, poucas pessoas têm essa opção. Por outro lado, com carteiras digitais é possível fazer backup dos dados.
Já as carteiras físicas são pouco vulneráveis a ataques online, no entanto é preciso saber sempre onde se encontram as carteiras de papel porque não há hipótese de fazer backup. Segundo o Business Insider, isso faz com que existam quase 140 mil milhões de dólares “sem dono”. Já as carteiras de hardware é importante que não compre em segunda mão porque muitos dispositivos vêm com malware que permite aceder aos dados.
Anonimato
As carteiras não estão vinculadas a dados pessoais do utilizador, mas todas as transações estão disponíveis publicamente na BlockChain, Portanto, é possível com o endereço de uma carteira obter os dados do utilizador.
Regras de Segurança
Como em tudo o que envolve dinheiro, seja ele físico ou online, é preciso manter sempre os olhos bem abertos. Com as carteiras de Bitcoins é preciso ter algumas situações em atenção, como alerta o próprio Bitcoin.org
- Verificar a segurança de corretoras e carteiras e escolher sempre um duplo-método de autenticação;
- Tal como nunca andamos com elevadas quantias de dinheiro nos nossos bolsos, também devemos ter quantias pequenas nas carteiras digitais, transferindo quando necessário de carteiras físicas, sendo aí que devemos guardar as poupanças;
- Muita atenção a links em emails e a scams;
- Fazer backup e encriptar os dados;
- Ter uma password forte, mas da qual não se esqueça;
- Manter software atualizado, tal como os anti-vírus;
- Pensar no seu testamento. Pode parecer prematuro, mas se ninguém souber da sua carteira e dos seus dados, ninguém vai poder aceder às Bitcoins, caso faleça repentinamente.
As Melhores Carteiras para Bitcoin
Em relação às carteiras físicas, o apoio entre os especialistas é unânime a duas marcas que aliam segurança e facilidade de utilização: Ledger e Trezor. Lembre-se de comprar sempre novas e de uma loja conhecida para evitar dissabores.
Já com as carteiras digitais; também há algumas que se destacam:
Carteiras móveis:
- Tem uma grande variedade de criptomoedas e uma gestão privada das chaves de segurança.
- Airbitz, com autenticação de dois fatores e uma interfacemuito fácil de utilizar.
- Jaxx permite sincronizar entre dispositivo móvel e desktop.
Carteiras web:
- Coinbase é provavelmente a opção mais conhecida, funcionando também como corretora. Fácil de usar, eficaz e permite associar a sua conta bancária à carteira.
- – Blockchain tem autenticação de dois fatores e múltiplos recursos de segurança que a levam a figurar no topo das carteiras mais seguras por vários anos consecutivos.
Carteiras para desktop:
- Electrum é muito leve e rápida, mas apenas suporta a Bitcoin.
- Exodus oferece suporte a muitas criptomoedas, funciona como trading, é muito rápida e tem uma equipa muito boa por detrás, a dar constantemente resposta a qualquer bugou congelamento.
São várias as opções e deixamos aqui a nossa análise entre os prós e os contras. Cabe agora a cada um tomar a opção que lhe faça mais sentido.