Porto União e União da Vitória estão crescendo e com isso aumenta também a necessidade de ampliar a infraestrutura para atender ainda melhor os moradores e visitantes. Com isso, a Uniguaçu apresentou ao Prefeito Anízio de Souza na última semana um projeto para elaboração do Plano Municipal da Mobilidade Urbana.
Os professores e acadêmicos da Uniguaçu, com o objetivo de ampliar o atendimento as cidades e oferecer estudos técnicos, desenvolvem um projeto na área de extensão de ensino para estudo e implantação do Plano Municipal da Mobilidade Urbana. Para isso discutem nas prefeituras das Cidades Irmãs as ideias e a forma que pretendem desenvolver o projeto.
Luilson Schwartz (Batata), vereador de União da Vitória, e o professor da Uniguaçu, Fernando Perazzoli, fazem o meio de campo para verificar a viabilidade do projeto nas duas cidades. O encontro que contou também com a presença do vice-prefeito Aloísio Salvatti, desencadeou em um segundo encontro com a presença do Secretário de Planejamento, Cláudio Tilgner de Souza, do Diretor de Trânsito, César Viganó, do Secretário de Obras, Ruy Breyer de Carvalho, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente, Christian Martins
O prazo para concluir o Plano é em 2015, e deverá ser integrado ao plano diretor municipal, existente ou em elaboração segundo a LEI Nº 12.587, DE 3 DE JANEIRO DE 2012. Mesmo com esse longo período muita coisa deverá ser formalizada e consultada para enfim ser aprovada. A equipe da Uniguaçu espera desenvolver um trabalho democrático e participativo, contando com a opinião de toda a sociedade, através de audiências públicas.
O Vice-Prefeito Salvatti destacou a importância de desenvolver esse trabalho e a iniciativa de começar desde já a discutir o que pode ser feito. “É um trabalho grande, pois existem coisas a serem feitas a curto, médio e a longo prazo. Já demos um passo importante com a discussão do consórcio intermunicipal, agora essas ideias podem ajudar em muito esse trabalho”, destacou Salvatti.
“É importante começarmos a discutir isso desde já para que em 2015 já estejamos adiantados em relação a mobilidade. É uma necessidade fazer esse planejamento em parceria, pois a mobilidade não pode acabar na linha que separa as cidades”, definiu o Prefeito Anízio de Souza. A administração municipal vai estudar juridicamente uma forma de realizar uma parceria com os alunos e a instituição para que seja dado sequência ao trabalho.