Em três dias de capacitação, os cerca de 150 funcionários e colaboradores das empresas Ecovale e De Lima aprenderam mais sobre os cuidados para o cotidiano de um bom trabalho. Ontem, na abertura do evento, “Asseio e higiene pessoal”, chamou a atenção. Mas, a palestra marcada para logo mais, às 16 horas, promete agradar ainda mais. A prevenção dos ataques de cães continua na “cartilha” de regras da empresa. “A gente já orienta, mas essa instrução de amanhã (hoje) é para ajudar ainda mais”, explica a assistente administrativa da Ecovale, Giovania Letícia de Lara.
O tema caiu bem para os funcionários. Especialmente os profissionais que trabalham na coleta do lixo, encontram nos latidos outros significados. Ameaçadores ou mais tímidos, os sons assustam. “Somos perseguidos”, brinca o coletor, Cleiton Paes de Castilho, há dois anos na empresa e na mesma função. Castilho garante que nunca foi agredido pelos animais, mas que por pouco teria sua perna na boca dos bichinhos. “Os cachorros quase nos mordem mesmo. Tem muito cão solto. É complicado”, conta o recém-contratado Edson Luiz da Silva, há quase um mês no trabalho.
De acordo com os coletores, a quantidade em excesso atrapalha, inclusive, os moradores. “Tem ruas que nem coletamos mais por conta de tanto cachorro solto”, comenta Edson. Na lista dos bairros cujo número de animais é grande, o Ponte Nova segue no topo da lista.
Efeitos
Para a organização, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), além de garantir orientação sobre o comportamento no cotidiano, integra e agrada. “É um carinho para eles”, sorri. De fato, é. Mais do que orientações, os colabores receberam orientações e participaram do sorteio de brindes. A Sipat termina amanhã, com palestra voltada à prevenção de doenças. O câncer estará em pauta. O tema encerra o evento e mobiliza os funcionários para a confraternização.
Programa
Hoje
– “Como prevenir o ataque de cães”
Amanhã
– “Prevenção ao câncer”