De acordo com o relatório informativo elaborado pelo Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC-DCSC) divulgado às 13h30 desta quarta-feira, 30, 8 municípios já decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas que atingem Santa Catarina.
A atualização aponta que até o momento Araquari, São Bento do Sul, Joinville, Luiz Alves, Corupá , Guaramirim, Rio dos Cedros e Campo Alegre emitiram decretos de Situação de Emergência. Os municípios de Timbó e Schroeder estão providenciando documentos para tais decretos do decorrer do dia.
Já são contabilizados cerca de 180 desalojados e 13 desabrigados, sendo 8 em Rodeio e 5 em Guaramirim, conforme dados informados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. Devido ao fato das ocorrências estarem em andamento, os números podem variar no decorrer das horas.
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, já iniciou a entrega de itens de assistência humanitária nos municípios de São Bento do Sul e Joinville.
Tempo continua instável
Um sistema de baixa pressão segue atuando em Santa Catarina, mantendo o tempo encoberto, chuvoso e provocando pancadas de chuva e temporais isolados, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo a partir da tarde desta desta quarta-feira, 30, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná e em áreas do Oeste e Meio-Oeste.
Os acumulados previstos variam entre 70 e 150 mm, sendo que pontualmente os acumulados no período de vigência do aviso meteorológico podem superar os 200 mm, especialmente na Grande Florianópolis.