Bonito é uma das cidades mais visitadas no Brasil por causa das suas belezas naturais, mas a partir de agora vai cobrar uma taxa de seus turistas. Continue lendo e entenda tudo sobre esse assunto.
Entenda a cobrança de taxa a partir de dezembro em Bonito
Bonito é uma cidade que fica no Mato Grosso do Sul. Sendo considerada um dos pontos turísticos mais caros do Brasil por causa de seu ecoturismo, por causa das suas águas cristalinas e natureza.
Dessa forma, para manter a preservação dessa cidade, a partir do dia 12 de dezembro de 2022, a prefeitura da cidade vai cobrar uma taxa dos turistas, sendo a Taxa de Conservação Ambiental, a qual vamos explicar para você ao longo deste texto.
Diariamente essa cidade recebe muitas pessoas, e para que a natureza continue sendo preservada, existem pessoas trabalhando para isso. Sendo assim, Bonito possui um projeto de conservação do meio ambiente e essa taxa vem para ajudar a melhorar esses projetos de preservação.
O que é a Taxa de Conservação Ambiental?
Antes de mais nada, entenda que a Taxa de Conservação Ambiental foi criada pelo município de Bonito, por meio da lei complementar, de Nº 162 de 21 de dezembro de 2021. Dessa maneira, essa lei determina que os turistas devem pagar uma taxa de R$7,00 por dia e nos casos em que a estadia for de de 30 dias ou mais, R$60,00, isso a cada mês que se permaneça na cidade.
Lembrando que essas taxas são um valor individual e pago por pessoas que não tenham residência fixa na cidade de Bonito/MS. Como também, algumas pessoas estão isentas de pagar essas taxas, como crianças de até 5 anos de idade; moradores da cidade, desde que comprovem residência fixa e trabalhadores e prestadores de serviços.
Objetivos da Taxa
Entre os objetivos da taxa os principais são, conservar e preservar o patrimônio natural de Bonito, além de poder cuidar dos turistas que estejam na cidade caso necessitem de assistência médica.
Dessa maneira, será destinado apenas 20% das taxas arrecadadas para a saúde dos turistas e os outros 80% para a preservação nos pontos turísticos da cidade. Esse dinheiro vai ajudar na manutenção das cabeceiras dos rios, na conservação das estradas que levam aos pontos turísticos, cuidados com as nascentes e afluentes de Bonito e entre outras ações que visam preservar a natureza da cidade.
Como será feita a cobrança?
Agora, o mais importante: como será feita a cobrança dessa taxa de turismo? Vai ser disponibilizado nas agências de turismo e demais locatários dos hóspedes um softwares. Esse software possui um sistema de informação que é capaz de realizar e controlar as visitas de todos os turistas que estiverem na cidade de Bonito.
Sendo assim, as agências serão responsáveis por coletar os dados dos turistas, sendo os dados pessoais, como CPF, RG e comprovantes de residência fixa, por exemplo. Lembrando que esse sistema de tecnologia vai ser disponibilizado gratuitamente para as agências.
Como vai funcionar as vistas
Por fim, as visitas a partir do dia 12 de dezembro de 2022 vão passar a ser feitas apenas diante da presença de um guia. Pois esse guia vai ajudar a manter a preservação do local além de ajudar no controle do número de visitantes que estão em Bonito.
Mas, o guia precisa preencher alguns requisitos, como morar a pelo menos 3 anos em Bonito, estar cadastrado como Guia de Turismo local e comprovar estágios. Além disso, os turistas vão ter que visitar os locais com um voucher.