O Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno, do Seminário Diocesano, de União da Vitória, traz para sua Aula Inaugural, Dom Ricardo Hoepers, presidente da Comissão para a Vida e a Família, da CNBB. Dom Ricardo é também bispo da Diocese de Rio Grande – RS.
Dom Ricardo tem mestrado e doutorado em Bioética e Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma. Cursou Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum, em Curitiba – PR. Foi ordenado bispo, em 14 de maio de 2016, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e é autor do livro “Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico”.
Abordando o Tema da Família também na conjuntura atual, o Palestrante irá expor o assunto com a temática: “…muitas famílias…. vivem no amor, realizam sua vocação, e continuam caminhando…” frase baseada no número 57 da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, que trata “Sobre o amor na Família”.
Promovida pelo Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno (IFTESAM), a Aula Inaugural dá abertura ao Ano Acadêmico, dos Cursos de Filosofia e Teologia, do Seminário Diocesano, sendo aberta ao público.
Segundo o padre João Henrique Lunkes, Diretor Acadêmico do Instituto, trazer Dom Ricardo é uma oportunidade para se pensar e fortalecer o ideal da família, um tema abordado também pelo Ano Vocacional 2023, proposto pela CNBB, pondo a Família na Dimensão vocacional. “Dom Ricardo irá pregar o Retiro para o Clero da nossa Diocese, em Ponta Grossa, dos dias 06 a 09 de fevereiro, e quisemos aproveitar a oportunidade para ele ‘abrir nosso Ano Acadêmico, com uma Palestra. Nosso objetivo é que ele trabalhe o tema da Família dentro do Ano Vocacional que vivemos no Brasil, em 2023, que tem como tema: “Vocação – Graça e Missão”, isso porque é da família que nascem as demais vocações”, explicou padre João Henrique, Diretor do Instituto.
Com início às 19h30, a Palestra acontecerá na próxima quinta-feira, 09 de fevereiro, na Capela do Seminário Diocesano, igreja Nossa Senhora da Boa Morte, na Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, anexa ao Seminário. O evento é aberto ao Público.