Foi realizado na tarde desta terça-feira (14) a reunião arbitral da edição de 2023 do Campeonato Paranaense 2ª Divisão. Representantes dos dez clubes participantes, além da Federação Paranaense de Futebol (FPF), definiram a fórmula de disputa e todos os detalhes da competição estadual deste ano.
Houve uma mudança nos clubes que tinham direito a disputar o torneio. O União de Francisco Beltrão não fez a sua inscrição dentro do prazo e, por isso, não disputará a competição. O Araucária, terceiro colocado da 3ª Divisão do Estadual de 2022, recebeu o convite e disputará o campeonato.
Assim, disputarão a segundona: 2023: AA Iguaçu, Apucarana, Andraus, Toledo, PSTC, Iguaçu, Laranja Mecânica, Patriotas, Araucária, Paraná Clube e Grêmio Maringá.
O Campeonato Paranaense 2ª Divisão de 2023 começará dia 30 de abril, conforme previsto no calendário divulgado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) recentemente. Ficou definido no arbitral que as partidas serão realizadas somente aos finais de semana. Assim, o torneio tem término previsto para o dia 23 de julho.
Conforme prevê o Estatuto do Torcedor, a fórmula de disputa terá que ser a mesma do ano passado. Os dez clubes participantes do Campeonato Paranaense 2ª Divisão vão se enfrentar entre si em apenas um turno. Ao final dos nove jogos, avançam para a semifinal os quatro melhores classificados. O primeiro colocado vai enfrentar o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro. Os dois piores estarão rebaixados à terceira divisão.
Na semifinal, os duelos serão de ida e volta, com vantagem de jogar a segunda partida em casa para os melhores classificados. Os times que conseguirem avançar à decisão, também estarão garantidos na edição de 2024 do Campeonato Paranaense 1ª Divisão. A final também será disputada em dois jogos.
Os clubes participantes do torneio poderão inscrever novos atletas e habilitar os mesmos até o dia 16 de junho. Não há um limite de inscritos por equipe.