A, B e C! São três as possibilidades de estratégia em campo do Iguaçu SUB 20 para sua estreia amanhã (1º de abril) no campeonato paranaense 2023 SUB20. A partida às 15h30 no Antiocho Pereira será diante do forte Operário de Ponta Grossa, equipe que disputou a concorrida Copa São Paulo de futebol junior este ano.
E para encarar o desafio, o técnico Douglas Tajes Jr – o Juca – montou esquemas distintos. “Quero que o time responda a algumas táticas propostas por mim em situações diferentes do jogo. Isso demanda um pouco de tempo, mas ainda assim vamos para a partida em busca de nosso melhor”, destacou. Mas na prancheta do treinador da base iguaçuana não estão apenas aspectos táticos. Neste abecedário, cabem outras três letras: BID. Isso: o boletim informativo diário.
Apesar de que todas as taxas de transferência foram quitadas, alguns atletas que são peças fundamentais no esquema de Juca ainda não apareceram no BID.
“Vamos aguardar, pode ser que hoje ainda (31/03) os nomes deles subam (no BID), daí a definição será outra”, explicou.
Com quem mais o técnico espera contar é com o torcedor. “Reforço o convite aqui para que a torcida compareça e nos incentive, pois o que não faltará será entrega”, frisou.
Para estas partidas do campeonato de base, não há cobrança de ingresso. Ao todo 26 clubes vão disputar a competição estadual. Na primeira fase, os times foram distribuídos em grupos com quatro ou cinco equipes cada. Após turno e returno avançam os dois melhores de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados.
Na segunda fase, os 16 classificados serão divididos em quatro grupos. Após turno e returno novamente, avançam os dois primeiros de cada. Na terceira fase, os oito classificados serão distribuídos em dois grupos. Mais uma vez após turno e returno, avançam para a próxima fase os dois melhores. Na semifinal, assim como na final, os duelos de mata-mata serão em ida e volta.
A princípio os quatro semifinalistas serão indicados pela Federação Paranaense de Futebol como representantes do Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. No entanto, tudo dependerá da quantidade de vagas e da vontade da Federação Paulista de Futebol (FPF), que é a organizadora do torneio.
GRUPOS DA 1ª FASE:
A – Araucária, Athletico, Hope Internacional e Paraná Clube;
B – Coritiba (atual campeão), Independente São-Joseense, Patriotas e Rio Branco;
C – Batel, Iguaçu, Iraty, Operário e Prudentópolis;
D – Azuriz, Campo Mourão, Foz do Iguaçu e Toledo;
E – Cianorte, Grêmio Maringá, Maringá e Nacional;
F – Apucarana, Arapongas, Cambé, Londrina e REC.