Iguaçu reencontra Vila Capanema em jogo que encerra um ciclo e pode abrir outro

·
Atualizado há 2 anos

O fim de semana de três jogos da Divisão de Acesso 2023 na Vila Capanema, em Curitiba, marca particularidades da 5ª rodada da competição. Além de Paraná e Apucarana hoje (26/05), outras duas partidas serão lá disputadas: Patriotas X Araucária (no sábado) e Andraus X Iguaçu (domingo).

Isso porque Paraná, Patriotas e Andraus (que cogitou jogar em Campo Largo) têm mandado os jogos na Vila. Começa aí a primeira particularidade que, a tiracolo, traz uma perspectiva a respeito do futebol e seus clubes empresas.

Outro detalhe é com relação às torcidas. É bem possível que, diante das realidades atuais das equipes envolvidas (o jogo do Paraná será com os portões fechados à torcida, em função da punição imposta ao clube, pela invasão de gramado na final do Campeonato Paranaense de 2022), o maior público no histórico estádio da capital paranaense possa ser construído pela torcida de União da Vitória, haja vista as caravanas que se confirmam para o domingo (além dos inúmeros torcedores residentes na região metropolitana) em que diante do Andraus, literalmente, o Iguaçu terá “uma pedreira” pela frente.

Apesar de que possam encontrar um gramado bastante “surrado”, Andraus (terceiro colocado) e Iguaçu (quarto) precisarão jogar muito, pois fazem uma espécie da “final antecipada”: a de suas pretensões na competição. Para as duas equipes, o jogo é crucial, ainda que, depois dele, restem quatro rodadas para encerrar a fase classificatória – e tudo pode acontecer.

Em mais um aspecto exclusivo deste final de semana de emoções na segundona, AAI e CAB jogarão sabendo dos resultados dos demais quatro jogos, pois todos já terão ocorrido quando a bola rolar para os dois times que se equilibram até nas cores azul e amarelo.

Mas para o Iguaçu há um significado ainda mais simbólico. Reencontrar a Vila Capanema será como que encerrar um ciclo negativo, haja vista ter sido ali, em 25 de março de 2009, que a Pantera do Vale mandou seu último jogo como participante do futebol profissional paranaense. O jogo pela primeirona terminou em 4 a 1 para o Paraná. Depois, vieram aqueles 10 anos de ostracismo amargo.

Um ressurgimento que, por si só, é motivo de orgulho e comemorações para a torcida de União da Vitória e região. Mas, é claro, agora em 2023 todos esperamos mais do futuro do que do passado.

Literalmente de volta: Iguaçu jogará no palco de seu último jogo profissional antes do amargo período de 10 anos de ostracismo | Foto: Divulgação/AAIguaçu

Os times
O mandante Andraus é um time do absoluto silêncio no que diz respeito às suas notícias pré-jogo. Parte da estratégia ou deficiência, não importa. Pouco consegue se saber do time de Campo Largo. Assim, novamente retornado ao passado, destaco que nas duas vezes anteriores em que se enfrentaram (pela segundona 2021 e 2022), Iguaçu e Andraus empataram em 1 a 1.

Mas não é à toa que hoje o Andraus Brasil ocupa a terceira colocação da Divisão de Acesso 2023. O time deste ano é comandado por Claudemir Sturion. Aos 59 anos, o treinador tem larga experiência no paranaense já tendo comandado o Aruko, Grêmio Maringá e até mesmo o Operário de Ponta Grossa.

Conhecido por Gigante da Pedreira, o Andraus possui elenco com média de idade em 23 anos e média de altura de 1.80m. Os atletas, em sua maioria, vêm de equipes das séries A3/A2 do campeonato paulista.

Já o nosso Iguaçuzão tem plena consciência do momento decisivo e se preparou com a programação de qualquer outro time que precisa vencer para continuar numa crescente, só dependendo de suas forças para alcançar o quadrangular. Mas, além do trabalho da comissão técnica, teve o posicionamento corajoso da diretoria que trouxe quatro reforços dentro da competição. Por último, o meia Ícaro, que chegou esta semana.

Nesse momento pré-jogo, vale tudo para aumentar as expectativas de um bom rendimento do Iguaçu fora de casa. Até o fato de que, sendo o jogo na Vila Capanema, o técnico Ageu Gonçalves- ídolo paranista – possa conhecer atalhos do gramado que levem o Iguaçu a conquistar a imprescindível vitória. Que assim seja! Vamos, Iguaçu!

Iguaçu: resenha e treino forte na semana em que a Pantera do Vale apresentou reforços | Foto: Marcelo Storck