União da Vitória desde a última segunda-feira, 10, foi assolada por chuvas fortes e torrenciais, totalizando cerca de 127mm de precipitação, sendo que na quarta-feira, 12, uma forte chuva com fortes ventos acabou causando prejuízos à população.
Na última terça-feira, 11, a Defesa Civil Municipal recebeu o alerta 2025/2023 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) sobre o risco moderado de movimento de massa no bairro Monte Castelo, válido por 48 horas. As equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Planejamento e Assistência Social estiveram no local no início da manhã de quarta-feira, 12, realizando a averiguação, informando os moradores do local (aproximadamente 20 residências), e oferecendo suporte para a retirada destes por um período de três dias, ou até que o CEMADEN emitisse um novo alerta sobre as condições do bairro, a fim de que se houvesse o movimento de massa nenhum morador estivesse no local, tendo em vista que a previsão alertada pela Defesa Civil do Estado do Paraná foi de fortes chuvas para as próximas horas.
Já na noite de quarta-feira, 13, a passagem do ciclone extratropical que se formou no Estado do Rio Grande do Sul, causou estragos no município, prontamente as equipes da Prefeitura de União da Vitória juntamente com o Corpo de Bombeiros iniciaram os atendimentos que permanecem pelo menos até sexta-feira, 14. Segundo a Defesa Civil de União da Vitória, foram realizados atendimentos em vários bairros do Município, durante a noite a prioridade foi atender a população que teve algum prejuízo eu suas residências e a desobstrução de vias. Foram realizadas a distribuição de lonas para 10 residências e 3 pontos com obstrução de vias com árvores caídas foram realizadas as retiradas, na região central do município ocorreu a queda de um poste ornamental que foi desligada a energia elétrica e realizada a remoção, além da vistoria realizada nos bairros e região central para análise da situação como um todo.
Já no início da manhã desta quinta-feira, 13, e ainda com fortes ventos atingindo o município, as equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Planejamento, Obras e Manutenção continuaram os atendimentos. Na Praça Alvir Riesemberg no centro de União da Vitória houve a queda de uma árvore, que foi removida. Na feira do Produtor Rural as estruturas metálicas caíram, o que já foi resolvido pela equipe da Manutenção. Na localidade da Colônia Rio Vermelho a bomba de sucção do poço artesiano queimou, para não desabastecer a comunidade a água está sendo levada até a caixa d’água que atende o local através de caminhão pipa, até que o problema seja resolvido. Já no distrito de São Cristóvão houve quedas de árvores em residências que foram removidas também pelas equipes da Manutenção Municipal.
A Secretaria de Obras, está realizando o trabalho de desentupimento de galerias fluviais, além de desobstrução de infiltrações que aconteceram em pontos da região do Distrito de São Cristóvão, e juntamente com a Secretaria Municipal de Planejamento foram averiguados alguns pontos do munícipio onde ocorreram as quedas de muros e coberturas, e analisadas as formas de atendimento para estes casos.
No total aproximadamente 20 residências foram afetadas com a tempestade da noite da última quarta-feira, 12, sendo distribuídos aproximadamente 100 chapas de telhas de fibrocimento além de lonas, e em três casos, a equipe da Assistência Social realizou o trabalho de entrega de cobertores, roupas, cestas básicas, pois as residências foram fortemente atingidas.
Ainda em caso de emergência, pede-se a população que entre em contato através do Corpo de Bombeiros no número 193, ou ainda através da Defesa Civil através do telefone 199 ou pelo telefone/WhatsApp 42 99917 4085. As equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros continuam os atendimentos em todo o município.