A formação de um ciclone extratropical no litoral do Uruguai e no litoral sul do Rio Grande do Sul, tende a deixar o tempo instável no estado. Entre a tarde de quinta-feira, 27, até o final da tarde de sexta-feira, 28, o avanço de uma frente fria, somado ao calor e umidade vindos do norte do Brasil, favorece a ocorrência de temporais isolados com chuvas pontualmente intensas em um curto período de tempo. Há risco de vendavais, raios e eventual queda de granizo entre o Grande Oeste e os planaltos.
Entre a noite desta quarta e a quinta-feira, as instabilidades se espalham em direção ao Vale do Itajaí e litoral de Santa Catarina. O risco é moderado para ocorrências como alagamentos e quedas de galhos e árvores, nas áreas em amarelo do mapa. Já nas áreas em verde do mapa, o risco é baixo para as ocorrências associadas a estas condições.
É importante ressaltar que é normal, para essa época do ano, ocorrer a formação de um ciclone por semana próximo à Costa Sul do Brasil. A equipe da meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina acompanha 24 horas por dia 7 dias por semana a previsão, a formação e o comportamento dos sistemas meteorológicos que atingem Santa Catarina e, caso seja necessário, a Secretaria emitirá Avisos e Alertas para a preparação e resposta a possíveis ocorrências.
Avisos e Alertas da Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.