Por Mariana Honesko
Aprovada pela Câmara de Vereadores de União da Vitória na sessão de segunda-feira, 16, a medida prevê a atualização dos valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) a partir do próximo ano. Segundo o secretário de Administração, Eraldo Antonio de Castro, trata-se na verdade, de uma atualização da planta genérica dos imóveis. A tabela estaria defasada há 20 anos. “O valor era corrigido apenas pela inflação”, lembra.
Hoje, sem a correção, a arrecadação da cidade é menor que Porto União, cujo número de imóveis é inferior a União da Vitória. Além de balancear os valores, a atualização é uma obrigatoriedade. “Se não for feito isso, os prefeitos e os vereadores podem responder por Improbidade Administrativa”, comenta o Secretário. A medida começa a valer a partir de maio de 2014, quando o IPTU começa a ser pago.
Mesmo com a atualização, o pagamento terá benefícios. Haverá descontos para pagamentos à vista e até para os parcelados. A concessão promove uma melhor reação da comunidade sobre a medida. “Vamos dar desconto de 60% do valor real”, informa Castro.
O reajuste é fruto de uma discussão feita ao longo do ano e o valor foi determinado por um estudo de campo, desenvolvido por empresas ligadas ao setor.