A 17ª edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs) começou nesta segunda-feira (28) com a abertura oficial no Espaço Litoral Centro de Eventos, em Guaratuba. O evento, que vai além de uma simples competição esportiva, reúne atletas da terceira idade de 75 municípios para celebrar a vida e promover a integração social. Organizado pelo Governo do Estado, em parceria entre a Secretaria do Esporte (SEES) e a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), ele segue até dia 1º de setembro.
Nesta edição, mais de 2 mil atletas organizados em 692 times competirão em dez diferentes esportes: basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, tênis de mesa, vôlei no escuro, dominó, dama e xadrez-relâmpago.
As disputas esportivas ocorrem em Guaratuba, enquanto Pontal do Paraná funciona como um espaço para socialização e aprendizado. Entre as atividades oferecidas, estão oficinas esportivas, caminhadas na praia e jogos de tabuleiro. Os participantes também podem conferir uma exposição sobre esportes no Centro de Memória.
A recepção para os idosos atletas foi calorosa, incluindo apresentações culturais e música. A primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, destacou a importância da satisfação e do bem-estar dos participantes. “Esse é um evento que mostra a dedicação do Governo do Estado de promover eventos para todas as idades. A inclusão dos idosos no esporte proporciona qualidade de vida e integração. Cada um tem uma história e agora teremos dias de disputas bem legais”, afirmou.
O secretário de Esporte, Helio Wirbiski, afirmou que o objetivo é continuar divulgando essa grande festividade para que em 2024 o número de participantes alcance 4 mil atletas. “Começamos anos atrás com 300 pessoas, fomos para 500, mil e agora cerca de 2,1 mil idosos praticando esporte conosco. Em 2040 vamos ter mais idosos do que jovens no Paraná e nós temos que cuidar dessa integração também pelo esporte”, disse.
A secretária de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que o evento faz parte do 2º Plano Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná e é monitorado pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso. “Este ano temos um estande que oferece atendimento e informações para idosos no Centro de Eventos de Guaratuba. Além disso, em Pontal do Paraná haverá uma capacitação para os novos municípios que se unirão aos jogos em 2024”, enfatizou.