Por Mariana Honesko
De acordo com a Piedade, empresa que explora o transporte público nas Cidades Irmãs, o roteiro diferenciado é inédito. Esta é a primeira vez que as linhas sofrem alteração em dias consecutivos. “Mas como a demanda cai muito, a gente acabou adotando este roteiro”, explica o gerente da empresa, Leandro Kretschmer.
A mudança deve ser especialmente sentida nos dias 26, 27 e 28, quando as linhas praticam o roteiro comum aos sábados. O anúncio da alteração, divulgado nas emissoras de rádio locais e exposto nos terminais, não agradou. “É muito pouco horário. É um desrespeito com a população”, criticou o funcionário público Edson Daniel Fraitay. Morador do Bairro Jardim Roseira, o trabalhador questiona a mudança já que, assim como ele, outros também terão expediente e dependem do coletivo.
Da empresa, não há recuo. “O pessoal vai precisar se adequar. Talvez terão que pegar mais cedo ou mais tarde”, sugere Kretschmer. As linhas mudam de acordo com as comunidades mas, segundo a direção da Piedade, a partir das 6 horas a frota já está nas ruas. Na empresa, não há férias coletivas. Por lá, os funcionários participam do período de descanso ao longo do ano.
Roteiro
Hoje
Horário normal
Amanhã
Horário de domingo
Dias 26, 27 e 28
Horário de sábado
Dias 30 e 31
Horário de sábado
1º de janeiro
Horário de domingo
Dias 2 e 3
Horário de sábado
Dia 4
Horário volta ao normal