E alguns brasileiros deixaram tudo para a última hora. E o resultado? Linhas de cartões de créditos congestionadas, filas quilométricas para aguentar e compras desnecessárias.
Nos supermercados, consumidores carregavam carrinhos cheios para garantir uma Ceia farta. Mas o problema foi superar as filas nos caixas e também, quem pagou com cartão de crédito, teve de ter paciência e cuidado redobrado.
Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgado neste mês mostra que os brasileiros estão pagando caro pelas dividas de cartão de crédito. Entre os endividados, 76,4% confirmam que o problema é o “dinheiro de plástico”.
A segunda maior fatia das dívidas dos brasileiros é dedicada aos carnês, que representam 16,9% do total. E a maior parte dessas compras são feitas no período de festas, Páscoa e Natal.
Outra questão das compras de última hora é a falta de pesquisa de preço. Além das compras exageradas e sem necessidade. Contudo para evitar entrar 2015 com dívidas, as compras devem ser planejadas, tanto no cartão quando no carnê. É o que a Serasa Experian comunica.