Em um ambiente criativo e descontraído na “Terra das Águas”, como é conhecida a cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, autoridades, profissionais do rádio e da televisão, empresários e personalidades de todo o país participaram do jantar de abertura do 26º Congresso da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) em Foz do Iguaçu, no Oeste, nesta segunda-feira (20). Cerca de 400 pessoas marcaram presença na abertura. O evento, que tem como tema “Criatividade e Credibilidade”, segue até a próxima quarta-feira (22), no hotel Bourbon Cataratas, é uma oportunidade para o compartilhamento de conhecimento, networking, discussões sobre tendências e desafios na radiodifusão.
A abertura contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que destacou a importância da Aerp e dos meios de comunicação na vida dos paranaenses. “É uma alegria participar do congresso da Aerp, que é uma das associações de radiodifusão mais importantes do país. As emissoras são de extrema importância para levar uma informação verdadeira e justa à população, combatendo as fake news”.
Para o presidente da Aerp, Caique Agustini, a abertura do evento proporcionou um momento valioso de interação informal com a oportunidade de novas parcerias, troca de ideias e fortalecimento das relações profissionais.”Um momento para celebrar a vida, a amizade e os aprendizados. Tanto o rádio quanto a televisão são muito mais do que um negócio, eles são construtores de pontes. A nossa essência é a emoção e a credibilidade das pessoas que fazem a magia acontecer no dia a dia”, destacou.
“Após a pandemia de covid-19 estamos retomando o congresso em Foz do Iguaçu. Um conteúdo espetacular foi preparado. Além disso, podemos reunir nossos colegas e proporcionar um momento de descontração”, acrescentou o presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR), Cezar Telles.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, enfatizou que a estatal e o setor de radiodifusão podem catalisar colaborações positivas. “Beneficiando ambos os setores e contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional”.
Houve também um momento de homenagens aos ex-presidentes, diretores e ex-diretores e guardiões da Aerp que ajudaram a construir a história da entidade. Nesta segunda, também foi inaugurada a Feira Nacional de Equipamentos, que conta com stands de expositores de renome nacional e internacional apresentando as principais novidades tecnológicas para o setor.
Programação diversificada
São 3 dias com uma série de atividades, palestras e workshops sobre estratégias de liderança, oportunidades de negócio, tecnologias e tendências.
“A criatividade aplicada aos negócios e desenvolvimento pessoal”, será debatida por Jean Sigel, Co-fundador da Escola de Criatividade, especialista em marketing e inovação.
Outro tema de grande interesse dos meios de comunicação, “Liberdade de expressão x Responsabilidade”, será o enfoque da palestra de André Marsiglia, advogado constitucionalista, especialista nas áreas de comunicação e internet. Quem reforça a discussão com a palestra “Liberdade de expressão, fortalecimento da democracia”, é Fernando Schüler, Cientista Político, Professor do Insper. Doutor em Filosofia, colunista da Revista Veja, Bandnews e curador do projeto Fronteiras do Pensamento.
No Painel dos Comunicadores, os radialistas Robson Ferry, Zico Lamour e Patrícia Pizzi, debatem de forma descontraída sobre a importância de valorizar os talentos dentro das emissoras.
Um dos maiores especialistas de comunicação do país, Walter Longo, publicitário, empreendedor digital e palestrante internacional, promete inspirar as equipes de rádio e TV do Paraná. Ele vai falar sobre criatividade, tecnologia e comunicação na atualidade, de forma instigante e inovadora!