A precariedade das rodovias que circundam a região de União da Vitória tem se tornado motivo de crescente preocupação, devido ao alarmante número de acidentes graves que têm ocorrido com frequência. Em especial, o estado crítico do trevo de Paulo Frontin, notório pela presença de uma mureta no meio da pista que persiste sem solução há anos, ganha destaque.
O deputado federal Tadeu Veneri, visando acelerar uma resposta para a situação caótica da rodovia 476, onde a qualidade da pista tem contribuído para acidentes e perda de vidas, procurou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na última semana.
O trecho compreendido entre os quilômetros 324 e 325, no entroncamento com a BR 153, que leva ao município de Paulo Frontin, é considerado uma emergência, conforme ressaltou Veneri durante uma conversa com o diretor geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, em Brasília.
Em um documento apresentado ao DNIT, Veneri detalhou a situação crítica do referido ponto, que tem sido palco de diversos acidentes, gerando grande apreensão. No encontro, questionou-se ao DNIT sobre a previsão para o início das obras na rodovia e, mais especificamente, no problemático trevo. O diretor geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, afirmou que a licitação para a obra será realizada no início do próximo ano.
As chuvas na região causaram atrasos em várias intervenções programadas para reparos emergenciais. O custo estimado da obra é de R$ 23 milhões.
“Nós estamos acompanhando de perto esse processo, e o DNIT tem o compromisso de realizar essas obras”, destacou Veneri, ressaltando a importância de uma ação efetiva diante do cenário crítico das rodovias na região.