Novembro terminou e com ele mais um recorde climático foi batido. O penúltimo mês de 2023 foi o mais quente já registrado e a tendência é de que o ano termine com o recorde de altas temperaturas medidas na história, segundo cientistas da União Europeia.
Temperaturas quentes em 2023
Este ano já registrou seis meses e duas estações que bateram recorde global de calor. Novembro foi o mês mais quente já registrado globalmente, com temperatura média do ar na superfície de 14,22ºC .
A temperatura de janeiro a novembro foi 0,13ºC mais alta do que a média do mesmo período em 2016, até então o mais quente já notificado, segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus.
Os demais meses de 2023 também se encontram entre os dez mais quentes, em comparação à última década. De janeiro até novembro, a temperatura média registrada no planeta foi a maior já vista, com 1,46ºC acima da temperatura média do período pré-industrial.
Verão em SC promete acompanhar ritmo de calor
A temporada de verão em SC promete literalmente ferver. De acordo com a previsão climática da Epagri/Ciram para o próximo trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro), a temperatura no Estado deve ficar acima da média climatológica.
O destaque para os próximos meses no Estado fica por conta do fenômeno ´El Niño´, que atuará sobre o Estado na estação mais quente do ano. Essa condição mantém o risco de eventos extremos, com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.