A Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), de União da Vitória (PR), é a mais recente instituição a contar com a expertise do Instituto Santé em gestão hospitalar. O Santé iniciou os trabalhos em novembro de 2023, e após 60 dias dedicados a diagnósticos e planejamento estratégico, a gestão integral teve início em janeiro de 2024, trazendo consigo uma série de inovações para a região.
História e Referência em Saúde
Com mais de oito décadas de história, a APMI tornou-se uma referência em saúde na região do Vale do Iguaçu. A Maternidade é reconhecida como referência em alto risco e UTI Neonatal para o Estado do Paraná. A parceria com o Instituto Santé tem como objetivo aprimorar a gestão administrativa, financeira, patrimonial e gerencial do Hospital. O contrato de 36 meses visa proporcionar um atendimento ainda mais humanizado e de qualidade à população local.
O presidente do Santé, Tércio Egon Paulo Kasten, enfatiza que a APMI será o maior hospital sob gestão do Santé em número de leitos. “Fechamos a parceria com o propósito de agregar experiência e conhecimento de uma equipe multidisciplinar e especialista em gestão na área da saúde”, declara. Ele ainda destaca que o Santé reforça seu compromisso de oferecer gestão hospitalar de alta performance, eficiência operacional e atendimento de qualidade, privilegiando sempre as necessidades das regiões em que atua.
O presidente da Associação, Álvaro Schwegler, compartilha a visão de fortalecimento da parceria. “Estamos confiantes de que, com a experiência do Santé, seremos capazes de proporcionar um atendimento ainda mais eficiente e acolhedor à nossa comunidade.”
O diretor do Hospital, Claudio Marmentini, também destaca a expectativa de melhorias significativas na qualidade dos serviços prestados. “Acreditamos que essa parceria trará benefícios tangíveis para todos os envolvidos, principalmente para os pacientes que confiam em nossos cuidados.”
Sobre o Instituto Santé
Há mais de 16 anos, o Instituto Santé destaca-se na gestão hospitalar e de serviços de saúde, com uma abordagem centrada na excelência operacional. Presente em diversas regiões catarinenses, conta com cerca de 1.200 colaboradores em 11 unidades hospitalares. Seu compromisso com a qualidade da assistência e a experiência do paciente é evidenciado por auditorias internas e externas, garantindo conformidade e segurança.
As unidades atuais incluem os hospitais: Hospital São Luiz de Campo Alegre, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, o Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, a Associação Beneficente Hospital São Lucas de Guaraciaba, o Hospital Santo Antônio de Guaramirim, o Hospital Sagrada Família de Itapiranga, a Associação Beneficente Hospitalar de Cedro de São José do Cedro, o Hospital Beneficente São José de Caibi, o Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste, a Associação Hospitalar Mondaí, a Fundação Hospitalar e Assistencial de Cunha Porã e agora, a APMI de União da Vitória.