Desde a última semana, a Farmácia Popular está engajada em uma nobre iniciativa de fornecer absorventes gratuitos para a população em situação de vulnerabilidade social. Essa ação é parte integrante do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, implementado pelo governo federal, visando eliminar as dificuldades enfrentadas pela chamada “pobreza menstrual”.
Com mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o território brasileiro, a distribuição dos absorventes destina-se ao público que tem direito a esse benefício. A medida tem como objetivo garantir o acesso a itens essenciais de higiene, contribuindo para a saúde e bem-estar das pessoas em condições de vulnerabilidade social.
Para retirar os absorventes, os beneficiários precisam apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital, juntamente com um documento de identificação com foto. Para aqueles que enfrentam dificuldades na geração do documento, a orientação é buscar assistência em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em órgãos de assistência social, como Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros Pop ou equipes do Consultório na Rua.