Farmácia Popular distribui absorventes gratuitos contra pobreza menstrual

·
Atualizado há 10 meses

Desde a última semana, a Farmácia Popular está engajada em uma nobre iniciativa de fornecer absorventes gratuitos para a população em situação de vulnerabilidade social. Essa ação é parte integrante do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, implementado pelo governo federal, visando eliminar as dificuldades enfrentadas pela chamada “pobreza menstrual”.

Com mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o território brasileiro, a distribuição dos absorventes destina-se ao público que tem direito a esse benefício. A medida tem como objetivo garantir o acesso a itens essenciais de higiene, contribuindo para a saúde e bem-estar das pessoas em condições de vulnerabilidade social.

Para retirar os absorventes, os beneficiários precisam apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital, juntamente com um documento de identificação com foto. Para aqueles que enfrentam dificuldades na geração do documento, a orientação é buscar assistência em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em órgãos de assistência social, como Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros Pop ou equipes do Consultório na Rua.

Como fazer

o Meu SUS Digital é o aplicativo oficial do Programa Dignidade Menstrual do Ministério da Saúde. Pelo aplicativo é possível emitir a autorização para retirada de absorventes nos estabelecimentos credenciados no Programa Farmácia Popular. Para emissão da autorização, é necessário ser uma pessoa que menstrua e estar classificado em pelo um dos requisitos abaixo:

  1. Ser estudante de baixa renda da rede pública;
  2. Estar em situação de rua e/ou pobreza;
  3. Ter renda mensal de até R$208;
  4. Estar cadastrado no Programa Bolsa Família.