O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, participou, nesta terça-feira (23/4), em Lyon, na França, da reunião de lideranças da Codatu – reconhecida organização não governamental internacional – sobre o tema mobilidade urbana sustentável.
No encontro, organizado dentro da agenda oficial do programa Personalidades Promissoras 2024, Pimentel destacou os avanços de Curitiba em mobilidade urbana, apresentou a proposta da futura operação do VLT (veículo leve sobre trilhos) na capital (entre Curitiba e São José dos Pinhais) e as ações sustentáveis implantadas pela gestão do prefeito Rafael Greca.
“Aqui em Lyon (França) participei de uma reunião muito importante para conhecer o Codatu, uma organização internacional que tem como objetivo promover a mobilidade urbana sustentável nas cidades do Sul”, disse.
10 Desafios de Mobilidade
Sobre a reunião, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, único representante do Brasil no programa Personalidades Promissoras 2024, destacou também o teor do debate durante o encontro de lideranças. “O trabalho é focado, principalmente, nos 10 desafios de mobilidade urbana: capacitar, observar, planejar, financiar, governar, legislar, integrar, projetar, operar e profissionalizar o transporte informal. Excelente oportunidade para aprender mais sobre as políticas de mobilidade urbana a nível mundial”, afirmou.
VLT em Curitiba
Na segunda-feira (22/4), Pimentel jantou com o prefeito de Lyon, Grégory Doucet, com Sonia Zdorovtzoff, vice-prefeita para Relações Internacionais, Cooperação e Solidariedade, e também com o Cônsul do Brasil em Lyon, Oliver Costa.
Nas redes sociais, o vice-prefeito reforçou a importância do encontro internacional e a agenda na França.
“Durante a tarde conheci a cidade (Lyon), pela noite trocamos muito conhecimento e conversamos sobre a efetividade do transporte de Lyon com o VLT (veículo leve sobre trilho). Apresentei, ao mesmo tempo, a ideia que estamos estudando de implementar um VLT ligando o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ao Centro Cívico, em Curitiba”, disse Eduardo Pimentel.
Estudo de viabilidade
Segundo o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, para a implementar o VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais, foi contratado um estudo de viabilidade técnica sobre o projeto. “Esse estudo foi contratado por mim em janeiro, como Secretário de Estado das Cidades. A ideia é uma futura construção com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em parceria com o Governo do Estado (do Paraná)”, destacou.
“Nós conversamos aqui na cidade (Lyon), que é muito bonita, e os desafios que nós temos são muito parecidos (…) transporte coletivo, integração metropolitana, saúde municipal, a sustentabilidade municipal, o trabalho de combate de cheias. Foi uma troca de experiências longa, muito importante, que tive em Lyon, na presença do prefeito (Grégori Doucet)”, completou ainda Eduardo Pimentel.
Brasil/França
O prefeito de Lyon, Grégori Doucet, também destacou a importância da parceria com Curitiba e o Brasil, durante o encontro. “Encantado também pela troca de ideias, com o vice Pimentel sobre desafios que encontramos na cidade de Curitiba, que são efetivamente compartilhados com aqueles que encontramos em Lyon. Nós falamos de mobilidade, o lugar da natureza na cidade, de educação e falamos também um pouco das respectivas políticas dos nossos países”, ressaltou Doucet.
Agenda estratégica
A primeira agenda oficial de Eduardo Pimentel no Personalidades Promissoras 2024, na França, foi logo pela manhã de segunda-feira (22/4). Em Paris, o secretário ministrou a palestra Curitiba, cidade mais inteligente do mundo, quando apresentou as ações sustentáveis de Curitiba durante reunião do Conselho Empresarial França-Brasil em encontro do Movimento de Empresas da França (Medef).
Os compromissos do vice-prefeito seguiram com o café empresarial de trabalho promovido no Mouvement des Entreprises de France Internacional. O encontro foi coordenado por Gérard Wolf, presidente da Força-Tarefa Cidade Sustentável para Medef Internacional e Unificador da Cidade Sustentável junto ao Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros. Pimentel também visitou o parlamento francês e conversou com o senador francês Fabien Gay.
Abordagem
A programação de Eduardo Pimentel na França segue intensa até a quinta-feira (25/4) com reuniões de lideranças internacionais, visitas técnicas, cursos e debates importantes em ações sustentáveis.
As reuniões abordam temas atuais na agenda global e debatem o sucesso dos programas implementados pela Prefeitura de Curitiba, como gerenciamento de água, transporte urbano, economia circular, planejamento urbano inteligente, gerenciamento e tratamento de resíduos. A programação contempla cursos e visitas técnicas sobre sustentabilidade, planejamento urbano e mobilidade.