Cinco craques que podem fazer a diferença na Copa América

·
Atualizado há 6 meses

Photo Unsplash

A menos de um mês para o início da Copa América, as 16 seleções participantes vão começando aos poucos a preparação visando o torneio que acontecerá nos Estados Unidos, a partir do próximo dia 20 de junho. Será a segunda vez que os norte-americanos receberão o evento, repetindo o que aconteceu em 2016, numa edição comemorativa ao centenário da competição entre países mais antiga do futebol mundial.

No entanto, antes mesmo de a bola rolar, muita gente já está de olho nos craques que vão participar do torneio e podem fazer a diferença nos momentos decisivos. Entre as cinco equipes cotadas como as grandes favoritas ao título nas previsões das casas de apostas para a Copa América, como a Betano, grandes nomes do cenário internacional prometem brilhar nos gramados da terra do Tio Sam.

Lionel Messi (Argentina)

Longe de ser uma surpresa, o grande astro de mais uma edição da Copa América será Lionel Messi. Dono de oito bolas de ouro e multicampeão pelo Barcelona, ele perseguiu durante boa parte da carreira um título pela seleção argentina, algo que só veio a acontecer justamente na última edição do torneio sul-americano, em 2021, batendo o Brasil na decisão em pleno Rio de Janeiro.

Livre do incômodo jejum, ele partiu então para realizar o seu maior sonho: conquistar a Copa do Mundo. A conquista no Qatar em 2022 o colocou de uma vez por todas como um dos maiores da história do futebol e ele até ganhou um espaço na calçada da fama do Maracanã semanas depois. Com sua presença em campo, a equipe alviceleste é a grande favorita nos EUA, com odds a 2,75.

Photo Unsplash

Vinicius Júnior (Brasil)

Não muito atrás nessa disputa aparece o Brasil, cotado 3,00 para um eventual décimo título da Copa América. E as pretensões brasileiras para recuperar o posto de campeão do continente passam exatamente pelos pés de Vinicius Júnior, hoje o principal jogador do país em atividade diante da ausência de Neymar por lesão.

A temporada de Vini na Europa é espetacular, com apresentações épicas que culminaram em mais um título espanhol e outra final de Champions League pelo Real Madrid. Não à toa, ele é cotado entre os candidatos para ganhar uma possível Bola de Ouro. Um triunfo com o Brasil nos gramados norte-americanos pode carimbar de vez essa conquista pessoal, aos 23 anos de idade.

Darwin Núñez (Uruguai)

Camisa 9 e homem referência no ataque do Liverpool, o uruguaio Darwin Núñez demorou a engrenar pelos Reds e foi bastante criticado no começo de sua passagem pela Inglaterra pelos erros técnicos e a falta de gols. No entanto, ele deu a volta por cima e se tornou peça-chave na equipe de Jurgen Klopp na temporada recém finalizada.

Pelo Uruguai, o jogador de 24 anos é o artilheiro das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 com cinco gols, um deles marcado contra o Brasil em Montevidéu. Titular absoluto da Celeste Olímpica, é a grande esperança de bolas na rede e quem sabe um título que não vem há 13 anos. A equipe é a terceira na lista de favoritos, cotada a 7,00.

Edson Álvarez (México)

Única seleção de fora do continente sul-americano que aparece no top 5 das principais candidatas ao caneco na Copa América, com valores de 12,00, o México é sempre um adversário indigesto para as grandes equipes, mas até hoje seu melhor resultado foi o vice-campeonato em 1993 e 2001.

Uma das principais peças da atual equipe é o versátil meio-campista Edson Álvarez, do West Ham. Apesar de não ter tido números tão impressionantes na última temporada inglesa, ele foi figura fundamental no título mexicano na Copa Ouro de 2023 e no vice-campeonato da Liga das Nações da Concacaf em 2024. Além dele, o México ainda conta os gols do centroavante Raúl Jiménez, do Fulham, e do ponta-direita Hirving Lozano, que joga pelo PSV Eindhoven.

Luis Díaz (Colômbia)

Outro jogador que defende as cores do Liverpool, Luis Díaz é o parceiro de ataque de Darwin Nuñez, atuando geralmente pela ponta-esquerda. Também por esse setor do campo, o camisa 7 da Colômbia vem se destacando nos amistosos e nas Eliminatórias para o Mundial, tendo marcado dois gols até aqui na competição.

Seus companheiros de frente são o centroavante Rafael Borré, do Internacional, e o experiente Juan Cuadrado, de 36 anos e atualmente na Internazionale de Milão. Juntos, o trio defende uma invencibilidade de 21 jogos desde fevereiro de 2022, o que inclui vitórias sobre Alemanha, Brasil e Espanha. Não à toa, ocupam a quinta posição entre os candidatos ao título da Copa América, com odds a 13,00.