A Diretoria da Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria da Saúde do Governo de Santa Catarina divulgou, nesta semana, estatísticas referentes à cobertura vacinal contra gripe em grupos prioritários. Os dados mostram que, no Planalto Norte, Irineópolis foi o município com maior adesão, com 89,58% de cobertura vacinal. Em Porto União a adesão foi de 65% nos grupos prioritários.
Em Santa Catarina, conforme os dados da Dive, a adesão foi de 44,28% e, embora a taxa tenha sido menor do que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 90%, os índices foram superiores aos Estados de Piauí (46,18%), da Paraíba (45,58%) e do Alagoas (44,75%).
Os grupos prioritários são gestantes, puérperas, crianças, idosos e povos indígenas em terras indígenas. Em todo o Estado, a mais baixa adesão foi justamente entre as puérperas, mulheres passando por um período pós-parto que dura de 40 a 45 dias, com adesão de 24%. Na sequência, gestantes (29%); crianças até 5 anos (37%); idosos (48%) e povos indígenas (54%).
Major Vieira é o município do Planalto Norte com a menor taxa de adesão, com apenas 36,69%. As estatísticas mostram que, em Major Vieira, 22 pessoas dos grupos prioritários tomaram a 1ª dose da vacina, mas apenas uma tomou a 2ª dose e 727 pessoas tomaram a dose única.
Atualmente, a vacinação está aberta para toda a população em Unidades Básicas de Saúde do município.