A dois meses das eleições e com o salão do Clube Concórdia completamente lotado, as convenções partidárias dos partidos PL, MDB, PP, Republicanos e Podemos, lançaram a coligação “Porto União para Todos”, na noite de segunda-feira (05). O evento suprapartidário oficializou os nomes para a disputa do pleito eleitoral municipal de 6 de outubro.
Ombreando o médico Juliano Hassan (PL) e a empresária Suelen Geremia (MDB), que compõem a majoritária como prefeito e vice-prefeita, os postulantes a vereadores também tiveram registradas suas respectivas candidaturas. Somando os cinco partidos políticos, a coligação vai às ruas com 58 candidaturas para concorrer às cadeiras na Casa Legislativa municipal.
Numa noite extremamente agradável e histórica, Juliano e Suelen entraram juntos no salão do clube e foram ovacionados pelo grande público num clima de festa e leveza.
Em seguida, dois nomes fortes da política local foram chamados à mesa diretora como forma de gratidão e reconhecimento: Renato Stasiak e Erico Rosencheg, atual-vice-prefeito de Porto União.
As mulheres tiveram espaço de destaque sendo representadas também pelas presidentes Flavia Domit (PL Mulher) e Arlene Padilha (MDB Mulher), além de Janice Aparecida Steidel Krasniak, da Diretoria Executiva do Podemos na função de Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.
Na mesa ainda estiveram os presidentes dos partidos coligados: Carlos Roderlei Pinto (PL), Ademar Lírio (MDB), Wagner Pinheiro (Republicanos), Levy Pacheco (PP) e Miguel Von Guilsa (Podemos).
Renovação política e desenvolvimento para todos foram assuntos onipresentes nas falas de todos que compuseram a mesa de autoridades.
“Nós temos que abrir espaço para os mais jovens. Juventude que está aí, cheia de força, de esperança, de vontade, criatividade, e apoiar um grupo que realmente use desses atributos para dar uma cara nova à Porto União”, enfatizou o ex-prefeito Renato Stasiak.
“Quero agradecer a todos, sem citar nomes, que contribuíram para que esse momento fosse possível. É nítido aqui a vontade de cada um de um município conduzido de maneira mais democrática, com maior participação popular nas decisões do que queremos deixar para nossos filhos e netos”, disse Carlos Roderlei Pinto, presidente do PL Porto União.
Num clima de festa e descontração, o evento conduzido pelo jornalista Marcelo Storck (fundador e vice-presidente e do PL de Porto União) também contou com momentos descontraídos e emocionantes.
Um deles quando uma camisa da coligação foi entregue à Edeusita Pinto, mãe de Carlos Roderlei (Polaco do Bifão) e de Solange Pinto (em memória). Solange teve um papel fundamental na manutenção do Partido Liberal de Porto União e foi idealizadora do PL Mulher no município.
Depois, no telão, foram apresentados vídeos de vários deputados federais e estaduais em apoio à coligação. E, claro, do Governador Jorginho Mello juntamente com Jair Bolsonaro.
Então, o momento mais aguardado chegou: os pronunciamentos dos candidatos da majoritária.
“Quando o senhor Erico [Rosenschek] e o senhor Renato [Stasiak] dizem que estão dando espaço para os mais novos, eu, Suelen, me sinto a pessoa mais honrada, porque são dois grandes líderes que estão dando essa oportunidade para nós, para esse time maravilhoso que temos aqui hoje”, ressaltou a candidata a vice-prefeita. Suelen também destacou que pretende atuar junto com o médico Hassan em ações que possibilitem devolver o protagonismo regional ao município.
E é com um olhar cuidadoso a todos, ouvindo as reais necessidades da população, atentos à saúde, educação, esporte, segurança, geração de emprego e renda, com inclusão e acessibilidade que Hassan enalteceu em seu discurso a necessidade de uma gestão mais humanizada e humanitária.
“Faremos uma campanha limpa, sem atacar a atual gestão ou quaisquer pessoas. Nós vamos discutir projetos, vamos atacar sim os problemas, as injustiças, mazelas e desigualdades de Porto União. Iremos atacar, sim, as mazelas que estão assolando o nosso município. E esse novo time, novo grupo é muito importante para construirmos um projeto vitorioso com a ajuda de todos. Pois teremos uma Porto União para Todos”, finalizou Dr Juliano Hassan.
O evento foi encerrado com a fala dos candidatos a vereadores e as fotos oficiais dos partidos.
Candidaturas homologadas pela
Coligação Porto União para TODOS
Prefeito – Juliano Hassan
Vice-prefeita – Suelen Geremia
PL
1- Gildo Luiz Masselai
2- walbert de Paula e Souza
3- Jacir Barth
4-Miguel Tereska
5-Luis André Wenc
6-Moacir Rodrigues
7- Daniel Teodoro Dela Giacomo Dubai
8- Edson Twardowski
9- Dayana Chiptoski
10- Ana Letícia Chepernate
11- Roseli Alves Fogaça
12- Emília Wedig
MDB
1-Neilor Grabowski
2-Sandro Luciano Calicoski
3-Amarildo Mielke
4-Silvio Marciniak
5-Joas José Ferreira
6-Silvio Kazokieviski
7-Marcelo Dalpraski
8-João Adilson Menik
9-Maraline Maltauto Ferreira
10-Denise Aparecida Ferreira
11-Denise Aparecida Vieira
12-Carina Orth
PP
1.Almir Borini
2.Maria Aldair de Carvalho
3.Marcelo Inácio Stelmach
4.Christian Agenor Martins
5.Andréia de Fátima Rosa
6.Nélio Kerber
7.Abel Farias
8.Silvana Tasca
9.Cleide Daiane Rosa dos Santos
10.Kaio Cezar Cabral
11.Valmir Vier
Podemos
1-Miguel Vonguilsa
2-Altamir Saldanha
3-Emerson Osni Bucholzz
4-Jean Carlos Reidorfer
5-Ana Cristina Zasnieski
6-Sandro Luiz Slivinski
7-Jessica Daiane Stein
8-Ketlin Cauna Zanella Pleczak
9-Erick Elton Fogasso de Ramos
10- Jaqueline Souza
11- Paulo Sérgio Zamboni
12- André Rodrigues
Republicanos
1 – Adriana Aparecida Martins Varella
2 – Alcioni Marschalk
3 – Aldair Muncinelli
4 – Alfonso Vezaro
5 – Claudio Adão Martins
6 – Iolanda de Fátima da Silva Ariatti
7 – José Valdeci dos Santos
8 – Juliane Gonçalves Pedroso
9 – Juvencio Portella
10 – Luan Antoniutti
11 – Nelson Junior