Na noite desta quarta-feira, 7, uma nova frente fria começará a avançar sobre o território brasileiro.
Este fenômeno entrará no país pela região Sul, causando uma queda nas temperaturas e áreas de instabilidade em diversas regiões. A mudança no tempo é resultado de um evento raro, reflexo do aumento de calor na Antártida.
Devido ao aquecimento no continente antártico, uma massa de ar frio de origem polar se deslocará até o Brasil. Isso resultará em temperaturas mais baixas, com o frio predominando em algumas regiões até o fim de semana.
Existe a possibilidade de neve em áreas de maior altitude no Sul, especialmente no Nordeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com maior probabilidade entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em União da Vitória, há previsão de chuva nesta quinta-feira, 8, acompanhando a chegada da frente fria.
A mínima para o fim de semana é de 2ºC no sábado, 10, e de 3ºC no domingo, 11. Segundo o Simepar, também há previsão de 1ºC na terça-feira dia 13 de agosto, com chances de geada nesses dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira, 7, um alerta de declínio de temperatura para 162 cidades do Paraná. O alerta do Inmet prevê um leve risco à saúde da população, com possibilidade de queda de temperatura entre 3ºC e 5ºC, e previsão de frio intenso no estado.