A Itaipu recebeu, nessa quarta-feira (11), o workshop Detecção de gases em espaço confinado 4.0 – evento promovido pela binacional, por meio da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho, em parceria com a MSA Safety Company, multinacional do segmento comercial de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e prestação de serviços na área de segurança do trabalho.
O evento aconteceu no Auditório Integração e durou o dia todo, com a presença de 75 profissionais de diversas empresas da região, entre engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros e bombeiros civis e militares – além de empregados da Itaipu, das duas margens, que têm entre suas atividades a supervisão e execução de atividades em espaços confinados na empresa.
Foi uma oportunidade para atualizar e aprofundar conhecimentos, debater casos, esclarecer dúvidas, ter contato com novos equipamentos, compartilhar experiências e, ainda, reafirmar o compromisso com a utilização correta dos equipamentos de proteção.
De acordo com os profissionais de segurança do trabalho Edwin de Souza e Juliana Lettnin, a abordagem dos instrutores teve como foco o entendimento da atmosfera de um espaço confinado e quais as análises necessárias para compreender os possíveis riscos e as melhores soluções para garantir a segurança dos trabalhadores durante a atividade.
Para complementar as instruções teóricas foram feitas demonstrações práticas com instrumentos de medição de gases.
“As trocas de experiências e as discussões de diversos casos enriqueceram o evento, dando aos participantes mais condições de aprimorar suas atividades e buscar melhores resultados”, ressaltou Edwin.