Empregados e empregadas do Centro Executivo da Itaipu, localizado na Vila A, participaram de um simulado de incêndio na última sexta-feira (13). Às 16h, os alarmes de incêndio tocaram, indicando a evacuação imediata do prédio, onde trabalham 181 pessoas nos escritórios da Diretoria Geral Brasileira, Jurídica, Financeira e Administrativa.
A atividade simulou um princípio de incêndio na copa e contou, inclusive, com uma “vítima” de inalação de fumaça. Foi uma oportunidade de os brigadistas do Centro Executivo atuarem e dos empregados reforçarem as instruções, se encaminhando aos pontos de encontro pré-determinados.
A Itaipu conta com uma equipe de bombeiros na usina, mas, devido à localização, em caso de emergência, o Centro Executivo seria atendido pelo Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu. Por isso, uma equipe do 9º Grupamento participou do simulado, chegando em poucos minutos ao local e atuando na localização das chamas e no atendimento especializado à “vítima”.
Do acionamento à chegada, os bombeiros levaram quatro minutos. Segundo Edmar Vidal, da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho, que coordenou o treinamento, “o simulado foi importante para a vivência de uma ocorrência, noção e perspectiva do tempo quando houver a necessidade de uma ação conjunta com os bombeiros”.
Neste ano, nas áreas corporativas, já foram feitos oito simulados e outros seis estão previstos até o final do ano, além do exercício de abandono geral da usina, durante a Sipat.