Itaipu inicia entrega de obras em Belém (PA)

Praça Floriano Peixoto e pavilhão norte fazem parte do complexo do Mercado São Brás, que está em fase final de restauração, financiada pela Binacional

·
Atualizado há 2 meses

Desde terça-feira (17), a população de Belém do Pará tem um novo espaço para lazer e cultura. A praça Floriano Peixoto e o pavilhão norte do Mercado São Brás foram abertos ao público e já receberam centenas de pessoas. É a primeira de uma série de obras realizadas com investimentos da Itaipu Binacional, que têm como objetivo preparar a capital paraense para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025.

A praça e o pavilhão fazem parte do complexo do centenário Mercado São Brás, que está em estágio adiantado de restauração, com 85% da obra concluída. No pavilhão, os visitantes podem conhecer a exposição “Renascimento”, da artista Rosa Arraes. A mostra traz uma linha do tempo sobre os 114 anos do Mercado São Brás, por meio de painéis e textos criados pela artista, que também é professora e historiadora.

Na semana anterior, o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, esteve em Belém para acompanhar o andamento das obras, que incluem a reforma do Mercado do Peixe e do Mercado da Carne (ambos fazem parte do complexo do Mercado Ver-o-Peso, um dos maiores símbolos de Belém e que está com 40% da obra executada), melhorias no Canal das Docas, revitalização do Parque São Joaquim, obras viárias, reciclagem de resíduos e ações de educação ambiental.

“Ao acompanhar de perto as obras em Belém, vi como os investimentos da Itaipu estão ajudando a preparar a cidade para a COP 30. Estamos fazendo nossa parte para garantir que o desenvolvimento chegue com dignidade ao povo da região, como defende o Governo Federal”, afirmou Carboni. “Como disse o presidente Lula, trata-se de proteger a Amazônia enquanto garantimos melhor infraestrutura para o povo da região e ampliamos a consciência ambiental por meio de ações com a comunidade”, completou.

Somente a revitalização do complexo São Brás deverá gerar 3 mil empregos diretos e indiretos após a entrega da obra. No total, Itaipu está investindo R$ 1,3 bilhão em melhorias na infraestrutura de Belém. Há grande expectativa internacional para 30ª COP, pois esta ocorrerá no meio da década que é decisiva para o cumprimento das metas do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Com esses investimentos, que fazem parte de convênios com a prefeitura de Belém e com o governo do Pará, a Itaipu reforça seu compromisso com a promoção da sustentabilidade, apoiando os debates e os compromissos globais para reverter os efeitos nocivos das mudanças climáticas, que já estão se fazendo presentes e em uma velocidade não prevista pelos cientistas do clima.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!