Placas de sinalização: Saudação não muda, endereço sim

Projeto de sinalização garante a substituição das placas antigas

·
Atualizado há 11 anos

Por Mariana Honesko

sinalização  (1)
Em Porto União, trocas já começaram: na rua Sete de Setembro, identificação está precisa

Não dá para confiar apenas nas placas. Alguns endereços não são, exatamente, iguais aos indicados. Defasadas, as placas de sinalização em União da Vitória já não atendem mais ao objetivo de sua criação. Não são todas, mas um bom número delas não garante qualquer orientação aos visitantes. Os votos para que sejam bem recebidos, contudo, seguem valendo. A falta de informação atualizada aumenta a popularidade do jeito mais prático de saber o destino para onde se quer ir. “O pessoal pergunta muito como é que chega em Santa Catarina”, conta o frentista, Emerson Pacheco.

Mas, o velho costume pode estar com os dias contados. De acordo com a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, o projeto da nova sinalização turística está pronto. “No final do ano passado, conseguimos um recurso para este fim. O projeto está pronto, aprovado pela Secretaria de Planejamento”, confirma o secretário, Antônio Oscar Nhoatto. Os recursos são de ordem municipal e federal. Em Brasília, conforme Nhoatto, a ação foi acelerada pela participação do deputado, Angelo Vanhoni.

sinalização  (2)
Em União da Vitória, rodoviária mudou de localização há vários anos mas indicação mostra endereço antigo

O projeto prevê a colocação de placas indicativas e as interpretativas. “As indicativas são a substituição das placas antigas, dos semi-arcos, indicando os locais mais importantes para os turistas e até para quem mora na cidade”, explica. As interpretativas seguem mais de perto as intenções turísticas. “Elas ficam na frente dos monumentos turísticos, com a história do lugar, daquele ponto turístico”, pontua.

A mudança promete ser extensa e deve ser visível já a partir dos próximos meses. O recurso, tão logo seja liberado, garante a licitação e a compra das novas placas.

Porto União

O projeto para nova sinalização já garantiu a troca de boa parte das placas. Na rua Sete de Setembro, por exemplo, as informações já foram atualizadas. Segundo a equipe da secretaria de Cultura e Turismo, as trocas ocorrem gradualmente.