Se 2013 foi um ano o qual se investiu em habitação popular, este ano promete ser parecido. Após entregar 50 casas na Vila Coradin, 210 no Conjunto Guerino Massignan, 170 no Horst Walldraff e finalizar o cadastramento para entregar mais 244 habitações até o início de 2014, no Horst II, o município de União da Vitória sinaliza a construção de 150 moradias no São Gabriel. Outra iniciativa vai possibilitar habitação própria para 600 famílias. Os projetos habitacionais colocam União da Vitória como o segundo município com mais investimento em moradias populares do Estado do Paraná, em 2013.
Os programas de habitação popular dos municípios da região sul do Paraná não representam necessariamente risco de explosão demográfica para as cidades. Foi o que explicou o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv. De acordo com Pedro, os conjuntos habitacionais estão destinados a abrigar moradores de outros locais, mas, que já são dos municípios. Os conjuntos Horst I e II, e Guerino Massignan são bons exemplos de realocação das famílias. A Vila Coradin, na zona sul, também representa mudança de endereço, mas não importação de novas famílias.
Com o arrojado programa de financiamento de casas populares do Governo Federal, por meio do “Minha Casa, Minha Vida” e do programa de moradias populares do Governo do Estado (leia-se Cohapar), nunca se viu tanto conjunto habitacional nos municípios da região.
Sorteio de casas
Enquanto isso, a Companhia Municipal de Desenvolvimento e Habitação (Ciahab) de União da Vitória comunica às pessoas contempladas com as unidades habitacionais do Conjunto Horst Waldraff II, que o sorteio das casas acontece no dia 19 de fevereiro, a partir das 13 horas, no Cine Teatro Luz. A Ciahab informa ainda que, não há necessidade das pessoas escolheram as casas que desejam morar, uma vez que, o sorteio realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF) será totalmente eletrônico. A entrega das chaves está prevista para o dia 27 de maço, dentro da programação de aniversário de União da Vitória.
Outros conjuntos estão programados para a região do São Gabriel e para o Rio D’areia, além dos que já estão em fase de implantação. O Governo Federal também está investindo em moradias rurais. A Cohapar bateu todos os recordes de moradia popular na região de abrangência do escritório regional. O prefeito Pedro Ivo está buscando políticas para contemplar famílias de classe média baixa, que podem pagar por uma casa em um conjunto habitacional em área mais central.