Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) homenageou na sessão desta segunda-feira (14) o Batalhão de Polícia Militar de Fronteira e os cães farejadores Guerreiro e Stark. O reconhecimento se deve à atuação de destaque no combate ao tráfico de drogas, armas e vários outros crimes nos 447 quilômetros de fronteira do Paraná com o Paraguai e a Argentina.
“Temos muito orgulho do que é feito pelo BPFron lá na fronteira, que tem uma característica toda especial por ser uma região de entrada de contrabandos, drogas e armas. E os policiais adquiriram uma capacidade técnica fantástica no treinamento desses cães, que têm auxiliado em números recordes de apreensões e no enfraquecimento do crime organizado. Portanto, nada mais justo do que a nossa Casa, que representa os paranaenses, dizer a eles: ‘muito obrigado e vida longa!’”, afirmou Hussein Bakri.
Sediado em Marechal Cândido Rondon e com bases em Guaíra, Umuarama e Santo Antônio do Sudoeste, o BPFron abrange um total de 139 municípios e possui dois pelotões especializados: Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática e Pelotão de Operações com Cães. É neste último onde atuaram por quase uma década os pastores-belgas Guerreiro e Stark, pai e filho aposentados desde o ano passado.
Guerreiro foi o primeiro cão do BPFron em 2017 e responsável pela primeira grande apreensão do Batalhão, no ano seguinte, de uma carreta com duas armas e 700 quilos de maconha. Já Stark, especialista na realização de buscas em áreas de mata, auxiliou na apreensão de um total de 5 toneladas de maconha e quase 500 quilos de crack. “Eu poderia passar a tarde toda falando da atuação deles nas operações. Sem eles jamais teríamos localizado muitas das drogas e armas que apreendemos”, contou a Soldado Daiani Kiessler.